TESTES

MTL BRASIL - Bateria Montreal Toulouse de Avaliação da Linguagem

Código

4096

Aplicação

avaliação da linguagem

Kit (R$) 540,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual
01   Livro de Estímulos (reutilizável)
10   Protocolos de Aplicação I (descartável)
10   Protocolos de Aplicação II (descartável)
 
Objetivo
A Bateria Montreal Toulouse de Avaliação da Linguagem - MTL - Brasil tem por objetivo Identificar e caracterizar as alterações de linguagem presentes em diversos quadros neurológicos e em distúrbios neuropsiquiátricos, assim como avaliar o tipo de afasia, auxiliando no processo de diagnóstico, prognóstico e reabilitação.
 
População
Adultos e idosos com idade entre 19 e 75 anos de idade, com no mínimo 5 anos de educação formal e com suspeita de déficits em um ou mais componentes de linguagem.
 
Aplicação
Individual.
 
Tempo
Sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 40 minutos, sendo necessárias de 2 a 3 sessões, dependendo da gravidade do paciente.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
A Bateria Montreal Toulouse de Avaliação da Linguagem foi desenvolvida e adaptada para o português brasileiro do instrumento originalmente conhecido como Protocole Montréal-Toulouse dÈxamen Linguistique de l’Aphasie MT-86, criado por um grupo franco-canadense com o intuito de diagnosticar o quadro de afasia, altamente prevalente após lesão cerebral sobretudo em hemisfério esquerdo, e auxiliar no levantamento de um perfil neurocognitivo linguístico para o planejamento terapêutico de pacientes com alterações de linguagem, especialmente nas afasias, demências e com alterações cognitivas relacionadas.
 
O MTL é um instrumento fonoaudiológico, desenvolvido com base em pressupostos teórico-metodológicos da neuropsicolinguística e da neuropsicologia cognitiva.  Pode contribuir para a caracterização de um panorama do processamento de linguagem, em níveis de compreensão e emissão de palavras, frases, sentenças e discurso, permitindo ainda análises quantitativas e qualitativas, bem como o diagnóstico descritivo das afasias.
 
Por ser tratar de um teste concebido para a afasia originalmente, ele permite a identificação da síndrome afásica bem como o detalhamento das falhas no processamento da linguagem após a lesão cerebral.  No entanto, pode ser aplicado em uma população muito mais ampla e não necessariamente com o objetivo de se chegar ao tipo da afasia, mas, sobretudo e essencialmente, para identificar e caracterizar as alterações de linguagem tão presentes em diversos quadros neurológicos e também nos distúrbios neuropsiquiátricos.
 
 Composto por 22 tarefas que caracterizam a emissão oral e gráfica, além da praxia não verbal e do cálculo, com padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação e com normas de desempenho por idade, escolaridade e estado.
 
A aplicação pode ser completa ou parcial, a partir da escolha de procedimentos pelo clínico/ pesquisador, dependendo de suas hipóteses diagnósticas.
 
Material para ser utilizado em contextos clínicos e hospitalares, destinado para Fonoaudiólogos, Psicólogos, Pedagogos, Neuropsicólogos e/ou clínicos e pesquisadores nas áreas de neuropsicologia da linguagem.
 
Código Produto R$ Qtde
4090 Manual 190,00
4093 Livro de Estímulo 190,00
4091 Protocolo de Aplicação I (10 cadernos) 95,00
4092 Protocolo de Aplicação II (10 unidades) 65,00
Comprar
Editora

Vetor

Autor

Maria Alice Parente, Rochele Fonseca, Karina Pagliarin, Simone Barreto, Ellen Siqueira, Lilian Hubner, Ives Joanette, J

Categoria

Neuropsicológicos