TESTES

RAVLT - Teste de aprendizagem auditivo-verbal de Rey

Código

4764

Aplicação

avaliação de processos de aprendizagem e memória

Kit (R$) 144,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual
01   Bloco com 25 folhas de resposta e correção
 
Objetivo
O Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey - RAVLT, tem por objetivo avaliar os processos de memória declarativa episódica e fornecer informações sobre as medidas de aprendizagem audito-verbal, índices de interferência e de retenção de informações e memória de reconhecimento.
 
População
Crianças, adolescentes, adultos e idosos na faixa etária entre 06 e 92 anos com capacidade linguística preservada,
 
Aplicação
Individual.
 
Tempo
Aproximadamente 40 minutos, considerando as etapas de evocação tardia e reconhecimento.  Entre as primeiras etapas do teste e essas últimas há um intervalo de aproximadamente 20 minutos, que pode ser utilizado para outros procedimentos.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
O teste neuropsicológico RAVLT permite o estabelecimento de um perfil de aprendizagem verbal do paciente e fornece informações sobre a integridade da memória episódica e dos processos de codificação, armazenamento (curto e longo prazo) e recuperação (evocação livre e reconhecimento), além de permitir investigar capacidade de resistência à interferência, índice de velocidade de esquecimento, entre outras medidas quantitativas e qualitativas, extremamente úteis no processo de avaliação e diagnóstico neuropsicológico.
 
A comparação dos resultados dos vários escores e índices gerados permite ir além da simples análise e realizar interferências interpretativas de acordo com os modelos de memória dos subprocessos preservados e deficitários.
 
Seu uso proporciona índices para planejamento da intervenção neuropsicológica.
 
O desempenho no instrumento caracteriza-se pelo envolvimento de processos linguísticos e perceptuais, além dos mnemônicos, já que os estímulos são verbais (palavras) e a apresentação é oral.  Como todo instrumento de avaliação, deve ser utilizado dentro de uma bateria de avaliação neuropsicológica.
 
É particularmente útil na detecção de dificuldades relacionadas a memória em transtornos mentais e síndromes neurológicas, incluindo, entre outros:
- epilepsia
- demência
- transtorno bipolar
- depressão maior
 
Pode contribuir para o diagnóstico e diagnóstico diferencial de quadros clínicos que cursem com o comprometimento da memória declarativa episódica.
 
Um dos testes de memória mais utilizados em pesquisa clínica no Brasil, tem seu uso indicado aos psicólogos que trabalham com saúde mental, sobretudo avaliação de transtornos neurocognitivos e psicodiagnóstico.  O manual apresenta casos clínicos.
 
O campo da avaliação neuropsicológica conta agora com mais este instrumento de padrão internacional com estudos bem delineados e conduzidos, sob o ponto de vista neuropsicológico e psicométrico, para integrar seu rol de ferramentas de trabalho.
Código Produto R$ Qtde
4768 Manual 115,00
4769 Bloco com 25 folhas de resposta e correção 29,00
Comprar
Editora

Vetor

Autor

Leandro Fernandes Malloy-Diniz e Jonas Jardim de Paula

Categoria

Neuropsicológicos