TESTES

SON-R 2 1/2 - 7 [a] - Teste Não-Verbal de Inteligência

Código

3808

Aplicação

avaliação cognição infantil

Kit (R$) 2.800,00
Em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual e Informatizada
Composição Kit
01   Maleta de madeira
01   Manual
10   Cadernos subteste Padrão com cartolina amarela (descartável)
01   Caderno aplicação subteste Categorias (reutilizável)
01   Cartolina amarela para subteste Categorias (reutilizável)
01   Caixa madeira com cartões para subtestes Categorias
       e Situações (reutilizável)
01   Caderno aplicação para subteste Situações (reutilizável)
01   Cartolina amarela para subteste Situações (reutilizável)
01   Caderno de aplicação subteste Mosaico (reutilizável)
02   Molduras cinza subteste Mosaico (reutilizável)
01   Caixa com 3 compartimentos e tampas individuais contendo conjunto de
       quadrados (8 vermelhos, 8 amarelos e 9 vermelhos/amarelos) (reutilizável)
01   Caixa madeira para itens subteste Mosaico (reutilizável)
01   CD para correção informatizada
10   Folhas de registro
01   Borracha
01   Apontador
02   Lápis
 
Objetivo
O SON-R 2 1/2 - 7 [a] – Teste Não-Verbal de Inteligência tem por objetivo a avaliação geral do desenvolvimento e das habilidades cognitivas, fornecendo escores que avaliam habilidades espaciais e viso-motoras e de raciocínio abstrato e concreto.
 
População
Crianças de 2 anos e 6 meses a 7 anos e 11 meses de idade.
 
Aplicação
Individual.
 
Tempo
Em torno de 30 minutos.
 
Correção
Manual e informatizada através de software incluso no kit, disponível para Windows 98, Me, NT, 2000, XP, Vista, Windows 7.
 
Descrição
O SON-R 2 1/2-7 [a] é um instrumento ideal para os contextos educacional, clínico, neuropsicológico e demais áreas, onde o propósito é fazer uma avaliação da cognição. É a versão reduzida do SON-R 2 1⁄2 – 7, que foi publicado na Holanda em 1998.
 
Difere de outros testes não-verbais para crianças, na sua combinação de:
 
- abordagem amigável - no estilo de administração e na atratividade dos materiais;
- pessoal - aplicado de acordo com a particularidade de cada criança
- variedade das habilidades medidas e na possibilidade de testar a inteligência independentemente do nível de habilidade verbal.
 
Composto por quatro subtestes: Mosaico, Categorias, Situações e Padrões, sendo estes direcionados para a resolução de problemas que requerem raciocínio espacial e para a habilidade de raciocinar de forma abstrata e concreta.
 
O desempenho no teste depende mais da habilidade em descobrir métodos e regras e aplicá-los a novas situações, do que do conhecimento previamente adquirido. Sendo assim, o teste SON-R 2 1⁄2 – 7, busca mensurar a denominada “inteligência fluída”, compreendida como a habilidade de adaptação, de resolver problemas e de aprender, ao invés da “inteligência cristalizada”, que se refere a conhecimentos adquiridos e experiências. Entretanto, isso não quer dizer que a experiência obtida anteriormente pela criança não influencie na sua habilidade de resolver os problemas.
 
Este instrumento pode servir tanto como primeira opção, quanto como um segundo teste nos casos em que decisões importantes precisam ser tomadas ou se a validade do primeiro teste for duvidosa.
 
Umas das principais vantagens do SON-R 2 1/2-7 [a] é que ele permite uma avaliação ampla do funcionamento mental da criança, sem depender de habilidades linguísticas, através de tarefas bastante diversificadas. Isso o torna adequado também às crianças que têm necessidades especiais na linguagem, fala ou comunicação, como por exemplo, crianças com deficiências como surdez, autismo e transtornos de desenvolvimento social. Além disso, o teste é adequado para imigrantes cuja primeira língua é diferente da falada no lugar de moradia. Sendo também adequado para pesquisas internacionais e transculturais.
 
O SON-R é recomendado, ainda, às crianças menos dotadas, com atrasos no desenvolvimento cognitivo e/ou que são difíceis de testar, pois os materiais são atrativos, as tarefas são diversificadas, diversos exemplos são fornecidos e é dada à criança a oportunidade de ser ativa, além de ser disponibilizada ajuda nas respostas incorretas e das regras para interrupção serem limitadas a aplicação de itens mais difíceis.  Em contrapartida, é menos apropriado para crianças portadoras de deficiências visuais ou motoras.
 
As instruções para aplicação do SON-R mostram muita flexibilidade, podendo ser dadas de forma verbal ou não-verbal. Esta decisão será adaptada de acordo com a habilidade comunicativa, a idade ou o nível cognitivo de cada criança, permitindo que o teste seja administrado da forma mais natural possível.  As instruções devem seguir rigorosamente o manual.
 
Código Produto R$ Qtde
3880 Manual 300,00
3881 Folha registro (pacote com 50 unidades) 60,00
3958 Folha registro (pacote com 10 unidades) 16,00
3882 Caderno subteste Padrão (50 unidades) 450,00
3957 Caderno subteste padrão (05 unidades) 60,00
Comprar
Editora

Hogrefe

Autor

Jacob A. Laros & Peter J. Tellegen

Categoria

Inteligência / Cognição > Neuropsicológicos