TESTES

EPQ-J - Questionário de Personalidade para Crianças e Adolescentes

Código

3334

Aplicação

avaliação da personalidade

Kit (R$) 288,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual
25   Cadernos de aplicação (descartável)
01   Bloco com 25 folhas de avaliação – perfil grupo geral
01   Bloco com 25 folhas de avaliação – perfil grupo feminino e grupo masculino
 
Objetivo
O Questionário de Personalidade para Crianças e Adolescentes – EPQ-J tem por finalidade a avaliação psicológica de traços de personalidade.
 
População
Para crianças a partir dos 10 anos de idade até os 16 anos, com escolaridade mínima correspondente ao terceiro ano ou que tenham domínio de leitura.
 
Aplicação
Individual ou coletiva.
 
Tempo
Tempo de aplicação variável, não existe limite de tempo para preenchimento do teste, sendo necessários, em média, entre 15 e 20 minutos.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
O Questionário de Personalidade para Crianças e Adolescentes – EPQ-J vem sendo uma das escalas de personalidade mais estudadas nos últimos anos, haja vista a alta precisão e validade do instrumento encontrada em diferentes países, sendo consideradas como consistentes e robustas as três dimensões da personalidade propostas.
 
As pesquisas apontam a capacidade do EPQ-J de se associar e predizer diversidade de critérios externos a ele, importante na infância e/ou adolescência, uma vez que as diferenças individuais iniciais moldam a maneira como os indivíduos experienciam, interpretam e respondem ao mundo à sua volta. Um dos critérios de associação recorrente é o comportamento antissocial ou delinquente – de forma geral, todos os estudos apresentados demonstram que o Psicoticismo é um importante preditor do comportamento antissocial em adolescentes.
 
As três dimensões da personalidade avaliadas no EPQ-J são: Neuroticismo, Extroversão e Psicoticismo.  Os traços de personalidade por ele avaliados estariam relacionados à vulnerabilidade ou proteção a psicopatologias, competência social, promoção e manutenção de saúde física e indicadores sociais e biológicos.
 
A versão adaptada para uso no contexto brasileiro, composta por 60 itens, apresenta adequados parâmetros psicométricos.
 
Para a correção e interpretação do teste deve-se utilizar a folha de perfil.  Nela serão transcritas as respostas de cada um dos itens, sendo obtidos os totais de pontos para as escalas do teste (escores brutos), realizando-se a seguir a conversão para percentis.  Um gráfico do perfil poderá ser desenhado para visualizar os escores do indivíduo.
 
As áreas de aplicação do questionário contemplam a Psicologia Escolar, Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, Psicologia Forense e Pesquisa do comportamento humano em geral.
 
Código Produto R$ Qtde
3331 Manual 92,00
3330 Caderno de aplicação (pacote com 25 unidades) 92,00
3332 Bloco com 25 folhas de avaliação I - perfil masculino e feminino 52,00
3333 Bloco com 25 folhas de avaliação II - perfil geral 52,00
Comprar
Editora

Vetor

Autor

Hans J. Eysenck e Sybil B. G. Eysenck

Categoria

Personalidade