TESTES

ETPC - Escala de Traços de Personalidade para Crianças

Código

1734

Aplicação

avaliação da personalidade

Kit (R$) 115,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual
05   Cadernos de aplicação (descartável)
01   Bloco com 25 folhas de correção
 
Objetivo
A Escala de Traços de Personalidade para Crianças – ETPC destina-se a avaliar as características de personalidade de crianças.
 
População
Foi projetado para ser utilizado em crianças de 05 a 10 anos de idade.
 
Aplicação
Individual ou coletiva.
 
Tempo
Aproximado de 10 minutos, aplicável em uma única sessão.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
A Escala de traços de Personalidade para Crianças – ETPC possui poucas questões, mas o suficiente para se ter uma avaliação bastante razoável das principais tendências das crianças em temos de grandes características de personalidade. 
 
Como teste de personalidade, é de suma importância para o diagnóstico e tratamento dos problemas emocionais e de conduta no trabalho clínico, além de grande quantidade de situações escolares que vem, também, exigindo esse tipo de informação.  No ambiente escolar pode contribuir com a compreensão das necessidades de desenvolvimento pessoal de cada criança, com a interpretação de diferentes aspetos da adaptação escolar do aluno, como as discrepâncias entre as aptidões e o rendimento escolar, as adequações do aluno diante das demandas da escolarização, os tipos de relação que os alunos estabelecem entre si na formação dos grupos de brinquedo e de estudo, por exemplo.
 
Instrumento de fácil aplicação, prático, com sistema de pontuação simples e objetivo, e que demanda poucos requisitos do examinador, quando comparado com outras formas de avaliação da personalidade.
 
Composto por 30 itens, mede quatro fatores com validade de construto: neuroticismo, psicoticismo, extroversão e sociabilidade.  As quatro escalas de ETPC apontam dimensões funcionalmente independentes, cuja natureza foi estabelecida mediante investigação fatorial.
 
A ETPC foi construída para ser usada com grupos e pode ser aplicada em salas com 20 a 30 crianças que saibam ler e escrever, ou pelo menos reconhecer números e as palavras sim e não.  Caso não tenham esse conhecimento mínimo será necessária a aplicação individual, quando o aplicador lerá as questões para a criança e anotará sua informação na folha de respostas.
 
Sendo instrumento desenvolvido para avaliar crianças de forma rápida, e projetado para ser pequeno, de fácil entendimento para as crianças, se propõe a captar tendências gerais, não sendo considerado seu uso para diagnóstico de patologias.  Como se trata de avaliar pessoas ainda em fase de aquisição de experiências e formas de lidar com o mundo, fornece apenas indicadores de possíveis problemas, sem poder para diagnosticá-los com precisão.
 
Código Produto R$ Qtde
1339 Manual 52,00
1340 Caderno de aplicação 7,00
1418 Bloco com 25 folhas de correção 28,00
Comprar
Editora

Vetor

Autor

Fermino Fernandes Sisto

Categoria

Personalidade