TESTES

NEUPSILIN - Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve

Código

2207

Aplicação

avaliação neuropsicológica

Kit (R$) 638,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Conforme RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 1, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017, do Conselho Federal de Psicologia e Conselho Federal de Fonoaudiologia o instrumento pode ser utilizado por Psicólogos e Fonoaudiólogos devidamente registrados no seu Conselho Regional.
 
Composição Kit
01   Manual
01   Livro de estímulos I (reutilizável)
01   Bloco com 25 folhas de estímulos II
10   Protocolos de aplicação (descartável)
 
Objetivo
O Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve – NEUPSILIN tem por objetivo fornecer um perfil neuropsicológico breve, quantitativo e qualitativo, mediante a identificação de preservação ou prejuízo das habilidades neuropsicológicas.
 
População
Pode ser aplicado em pessoas de 12 a 90 anos, tanto neurologicamente saudáveis quanto portadoras de quadros neurológicos (ou neuropsiquiátricos) adquiridos ou de desenvolvimento.
 
Aplicação
Individual.
 
Tempo
Entre 30 e 50 minutos.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
O Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN é resultado de um extenso trabalho de pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva, embasado em várias áreas do conhecimento, tais como: psicologia cognitiva, comportamental, psicolinguística, psicometria, neurologia e fonoaudiologia, entre outras.
 
Considerando a descrição sistemática das habilidades cognitivas individuais como um ponto-chave para que os profissionais da saúde possam oferecer suporte e estratégias de intervenção às pessoas que apresentam déficits cognitivos ou neuropsicológicos, o NEUPSILIN é uma ferramenta clínica que se propõe a descrever de forma compreensiva o desenvolvimento neuropsicológico ao longo do ciclo vital, da adolescência ao envelhecimento.
 
O NEUPSILIN é composto por tarefas curtas, de resolução acessível e tem um tempo de aplicação reduzido.  Por ser um instrumento breve, aplica-se tanto ao contexto clínico, público ou privado quanto ao contexto hospitalar, podendo até mesmo ser aplicado no próprio leito do paciente, dada a facilidade de manuseio do material.
 
Contém 32 substestes, que avaliam 8 funções neuropsicológicas, sendo estas:
- Orientação têmporo-espacial;
- Atenção concentrada;
- Percepção visual (de tamanho, campos visuais e faces);
- Habilidades aritméticas (calculias simples);
- Linguagem oral e escrita (níveis da palavra e da sentença);
- Memória verbal (de trabalho, episódica, semântica, prospectiva), e visual (reconhecimento);
- Praxias (ideomotora, construtiva e reflexiva);
- Funções executivas (resolução de problemas e fluência verbal fonêmica).
 
Foi dada ênfase às funções Linguagem e Memória, pela grande ocorrência de queixas a elas relacionadas e pelos complexos subprocessos envolvidos em cada uma dessas funções. As respostas dadas pelo sujeito são anotadas no próprio Protocolo, no qual posteriormente o aplicador fará a correção e avaliação dos resultados. Na última página desse Protocolo, existe um gráfico do Perfil Neuropsicológico, facilitando a visualização dos resultados obtidos.
 
A correção do NEUPSILIN é simples e o livro ilustra as possibilidades de resposta que podem ser emitidas pelos sujeitos com exemplos de avaliações, tanto de pacientes neurologicamente saudáveis quanto de um caso de acidente vascular encefálico.
 
Dessa forma, o NEUPSILIN é uma importante ferramenta de apoio que pode auxiliar nos processos preventivos, diagnóstico, prognóstico e terapêutico na rotina neuropsicológica clínica e de pesquisa.
 
Código Produto R$ Qtde
2208 Manual 367,00
2209 Livro de estímulos I 157,00
2210 Bloco c/25 folhas de estímulos II 57,00
2211 Protocolo de aplicação (10 cadernos) 57,00
Comprar
Editora

Vetor

Autor

Rochele Fonseca, Jerusa Fumagali e Maria Alice Mattos

Categoria

Neuropsicológicos

Vídeos