TESTES

RPG Desafios - treino de habilidades para prevenção e tratamento uso de drogas na adolescência

Código

2113

Aplicação

prevenção/tratamento uso substâncias

Kit (R$) 248,00
  • Restrição Cadastro
Composição Kit)
01   Manual
88   Cartas: 13 Personagens, 30 Desafios, 30 Estratégias e 15 Prêmios (reutilizável)
08   Cartas Cenário (reutilizável)
01   Carta Cenário com a Entrada da Cidade (reutilizável)
01   Carta Cenário com a Saída da Cidade (reutilizável)
13   Bonecos que representam os Personagens (reutilizável)
06   Bonecos em branco
01   Bloco com 100 fichas Personagem
01   Bloco com 50 fichas Desafios em branco
01   Bloco com 50 fichas Estratégia em branco
01   Bloco com 50 fichas Cenário
01   Bloco com 100 fichas de pontuação
 
Objetivo
O RPG DESAFIOS tem por objetivo treinar as habilidades dos adolescentes para que possam enfrentar, de forma mais assertiva, diversas situações características dessa etapa da vida, as quais costumam ser estressoras.
 
População
Adolescentes de 12 a 17 anos de idade, com adaptação para crianças e adultos.
 
Aplicação
Individual ou em grupo com até 06 jogadores.
 
Tempo
Aproximadamente 40 a 50 minutos.
 
Descrição
O RPG DESAFIOS é um jogo terapêutico fundamentado na Terapia Cognitivo-Comportamental, desenvolvido para treinar habilidades do adolescente para enfrentar as situações do seu dia a dia (não conseguir namorado(a), ir mal na escola etc.), que podem vir a ser situações de risco para o uso de drogas/substancias psicoativas.  Permite, ainda, ampliar o repertório de estratégias de enfretamento para lidar com suas dificuldades e conflitos.
 
O RPG é útil na prevenção/tratamento do uso dessas substâncias.  Pretende corrigir crenças distorcidas relacionadas ao efeito das drogas, demonstrando que seu uso não é uma saída mágica para resolver problemas.  Pode ser utilizado por terapeutas, pedagogos, pais ou adolescentes que queiram se divertir.
 
O treino de habilidades procura enfocar as dificuldades nas habilidades de lidar com situações específicas, como:
1) sentimentos negativos;
2) assertividade;
3) fazer críticas;
4) receber críticas;
5) comunicação;
6) recusar drogas;
7) dizer não;
8) socialização;
9) frustrações;
10) adiar prazeres;
11) reconhecer e enfrentar situações de risco;
12) manejar a fissura;
13) realizar planejamento. 
 
No jogo de cartas RPG os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas, o progresso do jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente.
 
Editora

Vetor

Autor

Renata Brasil Araujo

Categoria

Psicopedagógicos / Pedagógicos / Fonoaudiológicos