TESTES

Perfil Sensorial 2

Código

4498

Aplicação

avaliação do processamento sensorial

Kit (R$) 842,80
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual e Informatizada
Composição Kit
01   Manual de administração, correção e intervenção
02   Questionários do cuidador Perfil Sensorial 2 do Bebê
02   Questionários do cuidador Perfil Sensorial 2 da Criança Pequena
02   Questionários do cuidador Perfil Sensorial 2 da Criança
02   Questionários do cuidador Perfil Sensorial 2 Abreviado
02   Questionários de Acompanhamento Escolar
10   Licenças para correção informatizada (02 de cada questionário)
 
Objetivo
O Perfil Sensorial 2 é um conjunto de ferramentas padronizadas que tem por objetivo avaliar os padrões de processamento sensorial da criança no contexto da vida cotidiana, além de revelar como esses padrões apoiam e/ou interferem no desempenho funcional em casa, na escola e na comunidade.
 
População
Bebês desde o nascimento até 14 anos e 11 meses.
 
Aplicação
Individual
 
Tempo
Perfil Sensorial do Bebê – 5 a 10 minutos
Perfil Sensorial da Criança Pequena – 10 a 15 minutos
Perfil Sensorial da Criança – 15 a 20 minutos
Perfil Sensorial Abreviado – 5 a 10 minutos
Perfil Sensorial Acompanhamento Escolar – 15 minutos
 
Correção
Manual e informatizada (gratuíta mediante a compra dos questionários).
 
Descrição
O trabalho que levou à criação do Perfil Sensorial 2 foi embasado no desenvolvimento, neurociência, comportamento humano e principalmente em pesquisas específicas sobre autorregulação e anos de estudo e evidências.  A partir desses estudos foi criado o Modelo de Processamento Sensorial de Dunn.
 
Está composto por um conjunto de questionários baseados no julgamento do cuidador e do professor.
 
Perfil Sensorial 2 do Bebê – pede aos cuidadores que preencham 25 itens sobre seus bebês, desde o nascimento até os seis meses de idade.
 
Perfil Sensorial 2 da Criança Pequena – pede aos cuidadores que preencham 54 itens sobre suas crianças pequenas, desde sete meses até 35 meses de idade.
 
Perfil Sensorial 2 da Criança – avalia crianças com idades entre 3 anos e 0 meses e 14 anos e 11 meses.  Os cuidadores também preenchem este questionário que consiste em 86 itens.
 
Perfil Sensorial 2 Abreviado – avalia crianças com idades entre 3 anos e 0 meses e 14 anos e 11 meses.  Os itens são provenientes do questionário do cuidador referente ao perfil Sensorial 2 da Criança, são altamente discriminativos, e foram concebidos para fornecer informações rápidas para programas de triagem e de pesquisa.  Possui 34 itens e é preenchido pelo(s) cuidador(es) da criança.
 
Perfil Sensorial 2 Acompanhamento Escolar – avalia crianças com idades entre 3 anos e 0 meses e 14 anos e 11 meses, a partir da perspectiva dos professores.  Os mesmos preenchem um questionário com 44 itens sobre o estudante.
 
Em geral, cada questionário possui alguma combinação de pontuações do sistema sensorial, comportamental e padrão sensorial:
 
Pontuações do Sistema Sensorial – geral, auditivo, visual, tato, movimento, posição do corpo e oral.
 
Pontuações Comportamentais – comportamental, conduta, socioemocional e atenção.
 
Pontuações de Padrão Sensorial – exploração/ criança exploradora, esquiva/ criança que se esquiva, sensibilidade/ criança sensível, observação/ criança observadora (com base na Estrutura do processamento sensorial de Dunn).
 
Pontuações de Fator Escolar – suporte, consciência, tolerância, disponibilidade.
 
O instrumento mantém itens cuidadosamente testados e selecionados, que refletem comportamentos adequados para cada faixa etária durante este período extremamente ativo do desenvolvimento humano.
 
As ferramentas têm como características:
- fácil administração;
- registra informações importantes sobre os padrões de processamento sensorial de uma criança da maneira como ela se comporta na escola, em casa e na comunidade.
- estabelece uma ligação clara entre o processamento sensorial e o desempenho da criança na escola, em casa e na comunidade.
- proporciona uma estrutura para a tomada de decisão baseada em teorias.
- é construído a partir de evidências científicas, desde a primeira edição.
- reconhece que as famílias e os professores são informantes fundamentais e membros da equipe.
- é concebido para uso de todas as crianças, independentemente de outras condições, pois caracteriza quaisquer respostas da criança e experiências sensoriais na vida cotidiana.
- incentiva as equipes a vincular observações relatadas pelos professores com aquelas relatadas por cuidadores, proporcionando um cenário mais completo do impacto das habilidades de processamento sensorial da criança na participação de vários conceitos.
 
Não restrito a psicólogos, é indicado para qualquer profissional de saúde mental e educação: terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, professores e áreas afins.
 
Editora

Pearson / Casa do Psicólogo

Autor

Winnie Dunn

Categoria

Neuropsicológicos