TESTES

WASI - Escala Wechsler Abreviada de Inteligência

Código

3586

Aplicação

avaliação breve da inteligência

Kit (R$) 1.199,00
  • Restrição Cadastro
  • Correção Manual
Composição Kit
01   Manual
01   Livro de estímulos (reutilizável)
10   Protocolos de registro (descartável)
01   Caixa com 09 cubos (reutilizável)
 
Objetivo
A Escala Wechsler Abreviada de Inteligência – WASI visa atender à necessidade de uma medida breve de inteligência.
 
População
Crianças de 06 anos de idade até idosos na faixa etária dos 89 anos.
 
Aplicação
Individual.
 
Tempo
Aproximadamente 30 minutos para os 4 subtestes ou 15 minutos para aplicação dos subtestes Vocabulário e Raciocínio Matricial.
 
Correção
Manual.
 
Descrição
A Escala Wechsler Abreviada de Inteligência - WASI – é um instrumento destinado a psicólogos clínicos, neuropsicólogos e psicólogos da área educacional voltados para o atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Apresenta propriedades psicométricas confiáveis para ser utilizada em contexto de pesquisa.
 
A WASI fornece os tradicionais escores de QI Verbal, QI de Execução e QI Total. A escala é também associada à WAIS-III e à WISC-III e fornece tabelas para estimativa de faixas de escore QIT nestas escalas. Além disso, a WASI da adaptação brasileira também fornece tabelas para estimativa de faixas de escore de QIT na WISC-IV.
 
Está composta por quatro subtestes: Vocabulários, Cubos, Semelhanças e Raciocínio Matricial. A administração desses quatro subtestes é uma forma rápida de estimar o funcionamento cognitivo geral, verbal e não verbal do indivíduo. Quando há grande limitação de tempo, apenas dois subtestes da WASI - Vocabulário e Raciocínio Matricial - são necessários para estimar o funcionamento cognitivo geral.
 
Permite avaliar vários aspectos cognitivos, como conhecimento verbal, processamento de informação visual, raciocínio espacial e não verbal, inteligência fluída e cristalizada em diversos contextos. Entre suas principais aplicações estão a estimativa cognitiva na avaliação de problemas de aprendizagem, no contexto psicoeducacional; no diagnóstico diferencial de transtornos neurológicos e psiquiátricos e no planejamento de programas de reabilitação (neuro)cognitiva; em pesquisas, como, por exemplo, no pareamento de amostras. Nesses tipos de utilização, a WASI é especialmente útil para triagem, quando o tempo disponível para a aplicação é limitado.
 
As vantagens da WASI incluem sua rápida administração e uma boa correspondência com as versões completas das escalas Wechsler de Inteligência.  Ela cobre uma ampla faixa etária e, por ser uma versão semelhante, pode ser uma boa opção para a avaliação de pacientes que já se submeteram à aplicação de alguma dessas escalas.
 
O Manual Técnico contém as instruções de aplicação, correção e avaliação dos quatro subtestes do instrumento, sendo apresentadas as tabelas normativas brasileiras.
 
Código Produto R$ Qtde
3598 Manual 490,00
3599 Livro de estímulos 490,00
3601 Protocolo de registro 20,00
2590 Cubos 120,00
Comprar
Editora

Pearson / Casa do Psicólogo

Autor

Clarissa Marceli, Denise Balem, Vanessa Stump

Categoria

Inteligência / Cognição > Neuropsicológicos