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Combo Cognição VII

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Combo Cognição VII - BDA, TEM-R-2 e TRL

BDA - Bateria Diferencial de Atenção

A Bateria Diferencial de Atenção (BDA) avalia três tipos de atenção: a atenção alternada, a atenção concentrada e a atenção difusa/dividida. Eles se caracterizam, respectivamente, pela capacidade de focar a atenção ora em um estímulo, ora em outro; pela capacidade de focar a atenção em apenas um estímulo por um período maior de tempo, enquanto outros são apresentados conjuntamente; e, por fim, pela capacidade de focar a atenção em dois ou mais estímulos em detrimento de outros.

 

Ainda, a BDA oferece a possibilidade de uma medida geral da atenção. Ela pode ser aplicada em pessoas dos 18 aos 91 anos, das cinco regiões do Brasil e de diferentes escolaridades.

 

Diferenciais

A BDA oferece três formas diferentes para avaliação de cada um dos tipos de atenção propostos (alternada, concentrada e difusa/dividida). A BDA-alternada pode ser aplicada em sua forma A, B ou C, e a mesma possibilidade existe para a BDA-concentrada e a BDA-difusa/dividida. Dessa forma, há nove possibilidades diferentes para a aferição dos três tipos de atenção.

 

Essa possibilidade de escolha torna difícil a aprendizagem do instrumento, assim como permite que, em caso de necessidade, uma nova avaliação do construto seja realizada, utilizando uma forma diferente do teste.

 

Contextos de utilização

A BDA pode ser aplicada nos mais variados contextos e situações em que o construto atenção, em seus diferentes tipos, necessite ser avaliado: trânsito, processos seletivos, porte e manuseio de arma de fogo, concursos públicos, clínica, organizações, entre outros.

 

Aplicação

A aplicação pode ser individual ou coletiva, e em formato lápis e papel ou informatizado (presencial ou remoto). O tempo de aplicação para cada tipo de atenção da BDA, independentemente da forma, é de 2 minutos. Assim, o tempo total dos três tipos de atenção é de 6 minutos.

 

Avaliação

A correção pode ser feita de forma manual ou informatizada. A correção manual deve ser realizada com crivo específico para cada teste, seguindo criteriosamente as orientações do Manual técnico. Na correção informatizada, a própria plataforma VOL Vetor Online emite o arquivo com os resultados, após inserção dos dados obtidos a partir da utilização dos crivos. Quando aplicada em sua versão informatizada (presencial ou remota), a correção é realizada automaticamente pela plataforma VOL Vetor Online, sendo também oferecida uma medida referente ao tempo de reação da pessoa.

 

TEM-R-2 - Aplicação Informatizada

O Teste de Memória de Reconhecimento – 2 (TEM-R-2) tem por objetivo avaliar a capacidade de um indivíduo em identificar qualquer tipo de estímulo ou situação visualizados anteriormente. Trata-se de um processo que exige recordação e familiaridade.

 

As tabelas normativas do TEM-R-2 contemplam dados das cinco regiões geográficas do Brasil, contando com mais de 28 mil participantes. Dispõe de um curto período para a realização da tarefa, e possui aplicação e correção on-line.

 

Aplicação

A aplicação pode ser individual ou coletiva, em formato lápis e papel, informatizada ou remota, abrangendo adolescentes e adultos entre 15 e 87 anos. Todo o seu processo de aplicação não ultrapassa 10 minutos, sendo dois minutos o tempo determinado para responder à tarefa.

 

Objetivo

 Avaliar a capacidade de um indivíduo em identificar qualquer tipo de estímulo ou situação visualizados anteriormente. Trata-se de um processo que exige recordação e familiaridade.

 

Público-alvo

Indivíduos entre 15 e 87 anos.

 

Teste de Raciocínio Lógico (TRL)

Teste de Raciocínio Lógico (TRL) avalia a inteligência por meio do raciocínio lógico indutivo fazendo uso de 15 tarefas que devem ser respondidas em um tempo máximo de 10 minutos. As tarefas consistem em matrizes contendo duas ou três linhas com sequência de figuras, faltando a última figura da última linha a ser completada pela alternativa adequada entre seis possibilidades de resposta.

 

Os estudos do TRL foram realizados com pessoas na faixa etária de 18 a 84 anos, homens e mulheres, provenientes das cinco regiões geográficas do Brasil e com escolaridades variando desde o ensino fundamental I incompleto até a pós-graduação concluída.

 

Diferenciais

TRL pode ser aplicado em formato lápis e papel ou informatizado (presencial ou remoto). Na aplicação informatizada, as tarefas do TRL apresentam alternativas de resposta randomizadas, isto é, cada vez que o TRL for respondido nesse formato, as alternativas possíveis (de A até F) mudarão sua localização espacial, ou seja, sempre haverá uma posição diferente das alternativas.

 

Isso significa que em uma aplicação a resposta correta poderá estar localizada na alternativa A, e em uma aplicação posterior a resposta correta poderá estar na posição B, C, e assim por diante. Dessa forma, o TRL é um teste bastante difícil de ser treinado e/ou apreendido.

 

Além disso, em seu formato informatizado o TRL oferece a medida de velocidade de processamento, que será atualizada periodicamente na plataforma VOL Vetor Online. Esses dois aspectos fazem do TRL um teste muito inovador e com algumas características que nenhum outro teste possui até o momento.

 

Contextos de utilização

O TRL pode ser utilizado em qualquer contexto ou situação em que o raciocínio lógico necessite ser avaliado, como por exemplo, clínica, concursos públicos, porte e manuseio de arma de fogo, organizacional, neuropsicológico, entre outros.

 

Pelo fato de ter sido construído com pessoas que estavam passando pelo processo para obtenção, renovação, inclusão de atividade remunerada, reabilitação ou mudança de categoria com atividade remunerada da Carteira Nacional de Habilitação, é bastante indicado para o contexto da Psicologia do Trânsito.

 

Aplicação

A aplicação do TRL pode ocorrer de forma individual ou coletiva, e em formato lápis e papel ou informatizado (presencial ou remoto). Em seu formato lápis e papel deve ser utilizado o livro de exercícios e a folha de resposta, e a correção deve ser realizada com o crivo específico.

 

O tempo de resposta do TRL é de no máximo 10 minutos, e considerando as instruções e o treinamento do teste, ele não costuma ultrapassar os 15 minutos.

 

Avaliação

A correção deve ser realizada na própria folha de resposta do teste, posicionando o crivo de correção e contabilizando os acertos da pessoa. Quando a aplicação for informatizada, o próprio sistema da plataforma VOL Vetor Online realiza a correção do teste de forma automática.

 

 

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