Competência Social e Habilidades Sociais
R$ 42,75 no Pix
ou R$ 42,75 no PIX
Consulte frete e o prazo de entrega
- ISBN: 9788532655271
- Dimensão: 13.7cm x 21.0cm x 1.2cm
- Idioma: Português
- Edição: 1°
- Número de páginas: 256
- Ano: 2017
Este é um manual teórico-prático para programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS). Em seu conteúdo teórico atualiza os principais conceitos da área, com ênfase na centralidade da Competência Social. Com relação à prática, orienta o diagnóstico, planejamento e condução de programas de THS, tanto em formato grupal como individual.
Zilda A.P. Del Prette
Almir Del Prette
PARTE I – BASE CONCEITUAL
17 1. HABILIDADES SOCIAIS
19 Habilidades Sociais enquanto campo teórico-prático,19 Habilidades Sociais enquanto conceito
21 Definição de Habilidades Sociais
24 Classes e subclasses de Habilidades Sociais
25 Portfólio Geral de Habilidades Sociais
27 Habilidades Sociais básicas
31 Habilidades Sociais: topografia e funcionalidade,31 Sobre a aprendizagem de Habilidades Sociais
34 2. COMPETÊNCIA SOCIAL
37 Definição de Competência Social, 37 Competência Social: comportamentos encobertos e manifestos
38 Critérios de avaliação da Competência Social
40 Dimensão ética e critério básico de Competência Social
43 Competência Social e reciprocidade nas trocas
46 Requisitos da Competência Social
48 Habilidades Sociais e variabilidade comportamental
50 Automonitoria
53 Conhecimento e autoconhecimento
59 Ética e valores de convivência
62 3. TAREFAS INTERPESSOAIS E PRÁTICAS CULTURAIS
67 O conceito de tarefa interpessoal, 67 Habilidades Sociais e papéis sociais
69 Deficits de Habilidades Sociais
72 Competência Social e práticas culturais
73 4. PROGRAMAS E MÉTODO VIVENCIAL
77 Correlatos positivos do bom repertório de Habilidades Sociais
78 Problemas associados a deficits em Habilidades Sociais
79 Programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS)
80 Aplicações e clientelas de programas de THS
81 Programas de Habilidades Sociais no atendimento individual
84 Sobre o Método Vivencial
85 O que é vivência?
87 Vivências análogas e simbólicas
88 PARTE II – ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA
93 5. SOBRE A AVALIAÇÃO
95 Avaliação inicial: por que e o que avaliar, 95 Como avaliar
97 Avaliação de processo
100 Avaliação continuada
101 Avaliação final
102 Sobre as devolutivas
103 Avaliação de acompanhamento (follow-up), 103 A avaliação da generalização
103 6. SOBRE TÉCNICAS, PROCEDIMENTOS E RECURSOS ASSOCIADOS A VIVÊNCIAS