CURSOS E EVENTOS

home > Cursos e Eventos

EAD - Jogo Critérios para Escolhas Profissionais

Código

160

  • Restrição Cadastro

Objetivo

Geral:
Instrumentalizar os alunos para o uso do Jogo - Critérios para Escolhas Profissionais.

Específicos:
Apresentar os objetivos e usos do Jogo – Critérios para Escolhas Profissionais
Descrever o embasamento teórico que respaldou a construção do jogo
Apresentar a população à qual se destina o jogo e os profissionais que podem utilizá-lo
Apresentar a etapas de aplicação, análise e discussão dos resultados.

Público Alvo

Pode ser utilizado por todos os profissionais que visem estimular uma reflexão sobre escolhas relacionadas à trajetória profissional: psicólogos, pedagogos, administradores, orientadores profissionais e educacionais, educadores, professores, coaches de carreira, gestores de pessoas etc

Conteúdo Programático

O curso está dividido em dois módulos, compostos por um total de três aulas. No primeiro módulo serão apresentadas as bases teóricas que respaldaram a construção do instrumento, os seus usos e materiais. No segundo, serão apresentadas, passo-a-passo, as etapas de aplicação, análise e discussão do jogo.

Módulo I
Apresentação das bases teóricas que respaldam a construção do instrumento, contexto de aplicação e materiais necessários.

Módulo II
Passo a passo das etapas de aplicação, análise e discussão dos resultados.

O Jogo - Critérios para Escolhas Profissionais, tem por objetivo facilitar as escolhas profissionais de jovens ou adultos, promovendo o desenvolvimento da identidade vocacional-ocupacional e da capacidade de decisão autônoma. O jogo permite ampliar o autoconhecimento, refletir sobre as expectativas com relação ao futuro profissional, definir critérios para as escolhas profissionais, identificar profissões ou ocupações relacionadas aos critérios, realizar uma pesquisa orientada sobre a realidade profissional e avaliar criteriosamente as profissões ou ocupações identificadas e pesquisadas. Pode ser utilizado com jovens ou adultos, em diferentes momentos ou situações da carreira profissional, tais como: adolescentes em fase de primeira escolha profissional, jovens adultos em reorientação profissional, formandos universitários ao escolher a área de trabalho e/ou os projetos pós-universitários, adultos em transição (de emprego, cargo...) ou redirecionamento profissional, indivíduos que pretendem desenvolver uma nova atividade profissional pós aposentadoria, indivíduos em reinserção profissional (devido a alguma incapacitação que os impede de retornar à mesma atividade profissional).

Carga Horária

2 horas

Nome

Drª Kathia Maria Costa Neiva - CRP 06/15408

Resumo CV Instrutor

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), especialista em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae (1982) e Doutora em Psicologia pela Université Paris V (René Descartes) (1990). Ampla experiência como professora universitária e psicóloga, atuando principalmente nas seguintes áreas: orientação profissional, teorias e técnicas de grupo, intervenção psicossocial e pesquisa. Experiência de mais de dez anos como coordenadora de curso de psicologia. Possui várias publicações: livros, artigos, teste psicológico e jogo psicopedagógico.

Os certificados dos cursos EAD são emitidos pela Vetor Editora, empresa líder de mercado no segmento de avaliação psicológica e oferecidos para todos os cursos, sem custos adicionais.