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EAD – Teste TDE II

Código

186

Objetivo

Objetivo Geral
Instrumentalizar os profissionais no uso do TDE II como uma ferramenta de mapeamento da aprendizagem de habilidades básicas da escrita, da aritmética e da leitura, em seu máximo potencial de aplicabilidade.

Objetivos Específicos
- Aprofundar bases teóricas e metodológicas da construção dos conjuntos instruções-estímulos dos três subtestes do TDE II para otimizar sua interpretação;

- Abordar os critérios diagnósticos dos transtornos específicos de aprendizagem, a partir do contínuo de dificuldades de aprendizagem;

- Explicitar os padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita, Aritmética e Leitura do TDE II, modalidade individual, em crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental;

- Instrumentalizar profissionais e estudantes quanto aos padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita e Aritmética do TDE II, modalidade coletiva, em crianças e adolescentes do 4º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental;

- Ilustrar a interpretação do TDE II com um caso de criança com queixas de aprendizagem.

Público Alvo

Professores das redes pública e privada, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, psiquiatras, neuropsicólogos e pesquisadores de áreas relacionadas à Saúde e Educação.

Conteúdo Programático

Módulo 1:
- Histórico do TDE ao TDE II
- Objetivos do TDE
- Conceito de aprendizagem escolar: leitura escrita matemática (aritmética)

Módulo 2.1: Evidências psicométricas e clínicas do TDE II
- Que estudos foram feitos
- Para que eles servem na prática
- Compreensão dos itens e dos critérios por trás dos itens para uma mais produtiva e completa análise das respostas

Módulo 2.2: Das dificuldades aos transtornos específicos de aprendizagem
- Critérios Diagnósticos
- O uso do TDE II neste contexto de diagnóstico

Módulo 3: Subteste Escrita – Individual
- Aplicação real
- Registro
- Pontuação
- Interpretação

Módulo 4: Subteste Aritmética – Individual
- Aplicação real
- Registro
- Pontuação
- Interpretação

Módulo 5: Subteste Leitura - Individual
- Aplicação real
- Registro
- Pontuação
- Interpretação

Módulo 6: Integração, devolução e redação dos resultados do TDE II

Módulo 7: Subtestes escrita e Aritmética – Coletivo
- Aplicação real em uma turma de reforço
- Registro
- Pontuação
- Interpretação

Módulo 8: Aplicabilidades e Limitações – múltiplas vantagens


Teste de Desempenho Escolar II - TDE II: uma ferramenta para mapeamento da aprendizagem.
Neste curso, será dada a fundamentação teórica e metodológica para a compreensão da aplicação, ao registro, pontuação e interpretação do TDE II para o exame do tripé da aprendizagem – escrita, matemática e leitura – nos contextos individual e coletivo, clínico e educacional, em crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Através de videoaulas expositivas, será apresentada análise crítica de trechos científicos e de modelos de processamento da leitura, da escrita e da matemática, assim como estudo de caso e vinhetas de casos.

Carga Horária

4 horas*

Nome

Rochele Paz Fonseca - CRP-07/15133

Resumo CV Instrutor

Bolsista Produtividade nível 1D do CNPq. É graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É especialista em Neuropsicologia (CFFa), em Motricidade Oral (CEFAC-SP e CFFa , 2002), em Cinesiologia (UFRGS, 2002) e em Linguagem (CFFa, 2006). É Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Doutorado sanduíche no Centre de Recherche do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Faculdade de Medicina, Universidade de Montreal (2005-2006). Tem Pós-Doutoramento em Clínica e Neurociências (PUC-Rio, 2007), em Medicina (Neurorradiologia) (UFRJ, 2010) e em Ciências Biomédicas (Centro de Neuroimagem) na Universidade de Montreal (Canadá, 2011). Recebeu Prêmio CAPES de Teses em Psicologia em 2007. Atualmente é Professora Titular do Curso de Psicologia, e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, área de concentração Cognição Humana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínico-Experimental e Escolar (GNCE) e a Especialização em Neuropsicologia com ênfase em Neuropsicologia Escolar, PUCRS, desde 2018. É editora-chefe da Revista Neuropsicologia Latinoamericana, periódico internacional oficial da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (SLAN) e da Trends in Psychiatry and Psychotherapy, da APRS. É Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) (2019-2021), tendo sido Vice-Presidente da SBNp (2017-2019). É membro da Science Committee da International Neuropsychological Society - INS (2019-2022), tendo sido Program Chair da INS 2019-Rio. Faz parte do Conselho Técnico-Científico da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE) e da Diretoria expandida da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2017-2019). Foi membro da diretoria gestão 2016-2018 da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (ABECiPsi). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, Avaliação neuropsicológica, Reabilitação neuropsicológica, Psicologia cognitiva, Psicologia experimental e Neuropsicologia do envelhecimento e escolar. Suas principais linhas de pesquisa são (1) Avaliação neuropsicológica: construção e adaptação de instrumentos e tarefas de neuroimagem, (2) Neuropsicologia do desenvolvimento: da infância ao envelhecimento, (3) Neuropsicologia Escolar, (4) Perfil neuropsicológico de populações neurológicas e psiquiátricas e (5) Reabilitação neuropsicológica: estudos comportamentais e de neuroimagem. Possui cooperação de pesquisa com investigadores internacionais (Université de Montréal, University of Ottawa, Universidad de Salamanca, Universidade de Laval, Univeridade de New York, entre outras) e nacionais (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Minas Gerais, UNIFESP, USP, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio de Janeiro). É membro da Brazilian Neuropsychology Network (BNN).

*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.

O acesso ao curso ficará disponível por 60 dias após a confirmação do pagamento e recebimento do CRP Ativo ou comprovante de inscrição em andamento no curso de Graduação em psicologia para os cursos exclusivos à psicólogos. O acesso ao curso permanecerá ativo por 90 dias corridos após o primeiro acesso à plataforma EAD.

Os certificados dos cursos EAD são emitidos pela Vetor Editora, empresa líder de mercado no segmento de avaliação psicológica e oferecidos para todos os cursos, sem custos adicionais.