CURSOS E EVENTOS

home > Cursos e Eventos

EAD - PROTEA-R

Código

204

Objetivo

Rastrear a presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com fins de sistematização da observação da interação da criança durante a avaliação clínica e sua integração com crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente àquelas não verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação

Público Alvo

Profissionais da área da saúde e educação, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e médicos.

Caso seja estudante e tenha interesse em realizar o curso, favor entrar em contato: 21 25073535 / 21 97490-7234 ou cursos@magopsi.com.br

Conteúdo Programático

MÓDULO 1
Sistema PROTEA-R: Apresentação do instrumento e pressupostos teóricos e empíricos
Esse módulo apresenta a estrutura do Sistema PROTEA-R, bem como os pressupostos teóricos e empíricos que embasaram o desenvolvimento desse instrumento.

MÓDULO 2
Entrevista de anamnese
Esse módulo contempla os diferentes aspectos envolvidos na entrevista de anamnese, com foco nas instruções da conduta do avaliador, pautadas no conceito de coparentalidade.

MÓDULO 3
Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV): Apresentação dos itens
Esse módulo apresenta os dezessete itens que compõem o Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal. Esses itens estão divididos em três áreas: comportamentos sociocomunicativos; qualidade da brincadeira e movimentos repetitivos e estereotipados do corpo. O objetivo desse protocolo é avaliar os comportamentos envolvidos na interação da criança com o avaliador, bem como a qualidade da brincadeira.

MÓDULO 4
PROTEA-R-NV: Preparação do ambiente, setting de brinquedos e contextos de avaliação
Esse módulo apresenta a preparação do ambiente e os contextos de avaliação envolvidos na administração do PROTEA-R-NV. São abordados aspectos relacionados à adequação do espaço físico e à organização do setting de brinquedos, bem como orientações referentes aos contextos de avaliação contemplados no Protocolo: brincadeira livre e brincadeira semiestruturada.

MÓDULO 5
PROTEA-R-NV: Orientações para conduta do avaliador
Esse módulo apresenta, de forma detalhada, aspectos referentes à administração de uma sessão de avaliação do PROTEA-R-NV, com foco nas orientações de conduta do avaliador.

MÓDULO 6
PROTEA-R-NV: Instruções de codificação e interpretação dos resultados
Esse módulo está dividido em três aulas, nas quais são abordadas instruções de codificação e interpretação dos resultados oriundos do PROTEA-R-NV. A primeira aula contempla as orientações gerais, a segunda aula aborda, especificamente, os itens críticos para identificação de risco para o TEA, por fim, a terceira aula, apresenta um caso clínico para ilustrar a codificação de cada um dos itens do PROTEA-R-NV.

MÓDULO 7
Entrevista devolutiva e elaboração do laudo
Esse módulo apresenta a elaboração do laudo e a entrevista devolutiva. O processo de devolução dos resultados da administração do Sistema PROTEA-R tem como objetivo integrar as informações e observações acessadas ao longo da avaliação e discuti-las com os responsáveis da criança, contemplando, quando for o caso, orientações de encaminhamento para outros profissionais.

Carga Horária

2h30min*

Nome

Dra. Bárbara Backes

Resumo CV Instrutor

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Feevale, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtorno do Desenvolvimento (NIEPED), vinculado à UFRGS, e atua como fonoaudióloga clínica. Tem Experiência clínica e acadêmica (docente e de pesquisa) na área do Desenvolvimento Sociocomunicativo Infantil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem, avaliação e intervenção do Transtorno do Espectro Autista, e regressão do desenvolvimento.

*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.

Material Exclusivo

Os certificados digitais dos cursos EAD são emitidos pela Vetor Editora, empresa líder de mercado no segmento de avaliação psicológica e oferecidos para todos os cursos, sem custos adicionais.

Acesso ao curso
O acesso ao curso ficará disponível por 60 dias após a confirmação do pagamento e recebimento do CRP Ativo ou comprovante de inscrição em andamento no curso de Graduação em psicologia para os cursos exclusivos à psicólogos. O acesso ao curso permanecerá ativo por 90 dias corridos após o primeiro acesso à plataforma EAD.

Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá via e-mail uma mensagem com um link. Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Mediante o uso de sua senha, pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. Não há plantão de dúvida e interação com o professor.