Diagnóstico e intervenção na clínica do desenvolvimento e aprendizagem
R$ 76,00
R$ 57,76 no Pix
ou R$ 57,76 no PIX
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Psicanalise
- ISBN: 978-85-7585-381-8
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2010
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 148
Neste livro, a autora debruca-se sobre a questao da ignorancia, da ilusao e do conhecimento, estabelecendo pontes entre conceitos de Sara Pain e de Donald Winnicott por meio de um dialogo com atendimentos clinicos de duas criancas.
Ao fazer-se aprendiz de seus pacientes, pode captar como cada um deles faz aparecer, pela propria forca de sua aparencia corporal, a expressao de seu estado de ser no mundo.
Oferece, assim, um modelo de diagnostico e intervencao na clinica do desenvolvimento e aprendizagem e mostra que aprender e jogar e abrir-se ludicamente para a descoberta do mundo e de nós mesmos. Tal descoberta deve ser feita em doses compativeis ao amadurecimento do ser humano.
Sonia Maria B. A. Parente
Prefácio
Narrativa e Aprendizagem (pág. 9)
Gilberto Safra
Apresentação (pág. 13)
Introdução (pág. 15)
Capítulo 1 – A Contribuição de Winnicott na clínica da aprendizagem: a ilusão e a constituição da subjetividade (pág. 27)
Capítulo 2 – A ignorância, a ilusão e o uso da agressividade na criação da externalidade do objeto e na conquista do conhecimento (pág. 49)
Capítulo 3 – Cacá, os peixinhos e o bote da naja (pág. 73)
Capítulo 4 – A História de um porco-espinho (pág. 101)
Capítulo 5 – Inibição Intelectual: o paradoxo no sintoma expressando paralisia e busca da criatividade (pág. 133)