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IAHNI - Instrumento de avaliação das habilidades de negociação interpessoal - Bloco De Respostas

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*Este produto refere-se apenas ao Bloco De Respostas (25 folhas), restante dos materiais não inclusos!

 

Situações sociais que envolvem dois ou mais indivíduos com interesses distintos e conflitantes são extremamente comuns na vida cotidiana, visto que vivemos em um mundo compartilhado. A competência social inclui a habilidade de negociação interpessoal, que demanda que o indivíduo seja capaz de coordenar as próprias intenções e desejos respeitando os interesses do outro, principalmente em situações que ocorrem no mesmo espaço ou que possuem o mesmo objetivo.

 

As estratégias de intervenção nas habilidades sociais vêm ganhando maior espaço no campo da neurociência social por serem necessárias para a prevenção e remediação de desfechos psicossociais negativos imediatos e em longo prazo. A intervenção precoce, no período da infância e adolescência, tem se associado com menores desfechos negativos também na vida adulta, dentre os quais estão os conflitos interpessoais, violência e criminalidade, sintomas depressivo-ansiosos, suicidalidade, solidão e baixa autoestima.

 

A neurociência social ainda se apresenta como um campo de pesquisa muito pouco explorado no Brasil. Existem poucos estudos considerando o contexto cultural brasileiro e esta escassez se dá por inúmeras razões, uma delas é a ausência de uma variedade de instrumentos psicométricos úteis para acessar o repertório social.

 

O Instrumento de Avaliação das Habilidades de Nego- ciação Interpessoal (IAHNI) surge com o propósito de contribuir para o cenário clínico e de pesquisa do Brasil. Este instrumento possui um enorme potencial de contribuição no processo de busca dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento do repertório social de crianças e adolescentes, bem como na identificação dos déficits provocados pela presença de quadros neuropsiquiátricos.

 

Este manual apresenta uma revisão breve sobre a avaliação das habilidades de negociação interpessoal como estratégia horizontal (dinâmica) de avaliação da cognição social; descreve o processo de desenvolvimento do instrumento, o modelo de interpretação dos dados coletados, e as suas propriedades psicométricas.

 

Idade

Crianças entre 8 e 12 anos e adolescentes entre 13 e 17 anos.

 

Aplicação

Individual

 

Tempo

Sem limite de tempo, contudo leva em média 30 minutos para ser aplicado e corrigido.

Tiago Figueiredo

Paulo Mattos

André Braule Pinto

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