Intervenções com foco na aprendizagem: clínica e escola
R$ 134,90 no Pix
ou em até 2x de R$ 71,00
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 9786589914969
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2022
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Páginas: 264
O corpo de conhecimento sobre os processos de aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática vem crescendo de maneira expressiva nas últimas décadas, fruto de pesquisas desenvolvidas tanto no cenário internacional como no nacional.
Embora exista o entendimento de que as evidências geradas por essas investigações devem servir de suporte para práticas interventivas, sabe-se que a aplicação do conhecimento científico na realidade escolar e clínica nem sempre é imediata e direta.
Estudos de intervenção, tais como os apresentados nesta obra, aparecem como uma das possibilidades de promover essa aproximação, a partir da elaboração, sistematização, implementação e verificação da eficácia de programas e propostas de intervenção que busquem promover habilidades relativas à leitura, à escrita e ao raciocínio matemático.
Helena Vellinho Corso
Tatiana Cury Pollo
APRESENTAÇÃO (pág. 9)
Helena Vellinho Corso Tatiana Cury Pollo
PARTE I – LEITURA, ESCRITA E COMPONENTES COGNITIVOS RELACIONADOS (pág. 11)
01. APLICAÇÃO DO PROGRAMA DECOLE EM PRÉ-ESCOLARES: EFEITOS POSITIVOS SOBRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E COMPREENSÃO ORAL (pág. 13)
Regiane Kosmoski Silvestre Gatto Sylvia Domingos Barrera
02. PROGRAMA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA (pág. 23)
Nakita Ani Guckert Marquez Grazielle Franciosi da Silva Dalva Maria Alves Godoy
03. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONÊMICA PARA PRÉ-ESCOLARES: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES (pág. 37)
Danielle Andrade Silva de Castro Sylvia Domingos Barrera
04. PROGRAMA INSTRUÇÃO/INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA LEITURA E DA ESCRITA (INELE) PARA PROMOÇÃO DE HABILIDADES E NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (pág. 57)
Natalia Becker Mirella Liberatore Prando Jerusa Fumagalli de Salles
05. INTERVENÇÃO COGNITIVA NA MEMÓRIA DE TRABALHO E SEU IMPACTO NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA (pág. 73)
Júlia Beatriz Lopes-Silva Drielle Barbosa-Pereira Marcela Mansur-Alves
06. PROGRAMA PARA O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA – O PROCESSO EM DESTAQUE (pág. 85)
Juliane Dutra da Rosa Silvano Elaine Doroteia Hellwig Braz Dalva Maria Alves Godoy Sandra Regina Kirchner Guimarães
07. PROGRAMA LEITURA E ENCANTAMENTO NA SALA DE AULA (LE): FUNÇÕES EXECUTIVAS E COMPONENTES DA COMPREENSÃO NA ABORDAGEM CRIATIVA DO CONTO (pág. 97)
Helena Vellinho Corso
08. LEITURA, FUNÇÕES EXECUTIVAS E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: MODELO DE INTERVENÇÃO PARA QUADROS DE DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO (pág. 111)
Giovanna Beatriz Kalva Medina Sandra Regina Kirchner Guimarães
09. ENSINO EXPLÍCITO DE HABILIDADES METAFONOLÓGICAS E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA POR ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN (pág. 127)
Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby Sandra Regina Kirchner Guimarães
10. ESTIMULAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DA DECODIFICAÇÃO EM UMA CRIANÇA COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE LEITURA: UM ESTUDO DE CASO (pág. 139)
Raquel Teodoro Cabral Werneck Francis Ricardo dos Reis Justi Cláudia Nascimento Guaraldo Justi
11. INTERVENÇÃO EM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES (pág. 153)
Débora da Silva Pinto Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
12. DISLEXIA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS – CURSO ON-LINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VALIDAÇÃO E DESENVOLVIMENTOS FUTUROS (pág. 163)
Ângela Maria Vieira Pinheiro Eni de Faria Sena Tatiana de Deus Corrêa Linhares Sara Edith Souza de Assis Leão
PARTE II – RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E COMPONENTES COGNITIVOS RELACIONADOS (pág. 176)
13. METACOGNIÇÃO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO NOS CAMPOS DA LINGUAGEM E DA MATEMÁTICA (pág. 177)
Alina Galvão Spinillo
14. INTERVENÇÕES ESCOLARES BASEADAS EM EVIDÊNCIAS: FOCO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E PROCESSOS DE ENSINO (pág. 193)
Camila Peres Nogues Évelin Fulginiti de Assis Yasmini Lais Spindler Sperafico Helena Vellinho Corso Beatriz Vargas Dorneles
15. INTERVENÇÃO EM CONTAGEM COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (pág. 205)
Évelin Fulginiti de Assis Helena Vellinho Corso Luciana Vellinho Corso
16. INTERVENÇÕES COM ESTUDANTES COM TDAH: PRODUÇÃO DE TEXTO E RACIOCÍNIO ARITMÉTICO (pág. 215)
Yasmini Lais Spindler Sperafico Nelba Maria Teixeira Pisacco Beatriz Vargas Dorneles Helena Vellinho Corso
17. COMO AJUDAR CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ADAPTATIVA BASEADA EM JOGOS (pág. 231)
Fernanda Rocha de Freitas Júlia Beatriz Lopes-Silva Vitor Geraldi Haase Moritz Herzog Annemarie Fritz-Stratmann
18. JOGO ELETRÔNICO PARA O TREINO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ESTUDANTES DE 8 A 12 ANOS (pág. 243)
Alanny Nunes de Santana Antonio Roazzi