A Aprendizagem da Leitura e da Escrita Contribuições de Pesquisas
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- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 9978-85-7585-716-8
- Peso: 180 gramas
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 168
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2013
Este livro apresenta uma série de investigações desenvolvidas por pesquisadores brasileiros sobre os aspectos cognitivos envolvidos na leitura. Essas pesquisas abordam a estrutura cognitiva da leitura e o papel de variáveis envolvidas no desenvolvimento dessa habilidade, bem como a consciência fonêmica e a nomeação seriada rápida.
Além disso, as pesquisas descritas elucidam os fatores envolvidos na compreensão de textos e testam estratégias de leitura que ajudam na compreensão. Por fim, discute-se o papel da seleção das palavras e das tarefas a serem utilizadas em avaliações cognitivas da leitura.
Esta obra ajudará a entender os fatores envolvidos no bom e no mau desenvolvimento da leitura e de sua compreensão, além de trazer reflexões sobre questões envolvidas nas tarefas utilizadas para avaliar essa habilidade. É leitura recomendada para psicólogos, fonoaudiólogos e educadores.
Antonio Roazzi
Jerusa Fumagalli de Salles
Francis Ricardo dos Reis Justi
Prefacio (pág. 7)
• Ana Luiza Navas
1. O que sabemos sobre a contribuição da consciência fonêmica para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita (pág. 9)
• Dalva M. A. Godoy e Ângela M. V. Pinheiro
2. Efeitos de vizinhança ortográfica na tarefa de categorização semântica: deadline ou congruência semântica? (pág. 31)
• Francis Ricardo dos Reis Justi e Antonio Roazzi
3. A generalidade da contagem de frequência de ocorrência de palavras de Pinheiro (1996) (pág. 53)
• Francis Ricardo dos Reis Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo Justi, Mariana Ferreira de Almeida e Thais Costa Câmara
4.Avaliação componencial da leitura: correlação com nota escolar, predição por habilidades pré-escolares e alterações na dislexia do desenvolvimento (pág. 67)
• Alessandra Gotuzo Seabra
5.Compreensão leitora: modelos de processamento e relações com outras habilidades cognitivas (pág. 83)
• Helena Vellinho Corso, Tânia Mara Sperb e Jerusa Fumagalli de Salles
6.Nomeação seriada rápida e leitura: quatro hipóteses sobre a relação entre essas variáveis (pág. 109)
• Cláudia Nascimento Guaraldo Justi e Antonio Roazzi
7.Situações de leitura e o estabelecimento de inferências em crianças com dificuldades de compreensão de textos (pág. 131)
• Alina Galvão Spinillo e Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas Hodges