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Baralho das Atitudes: Uma Técnica para Desenvolvimento da Assertividade Pessoal e de Grupos

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  • Para abordar a assertividade no trabalho:
  • 10 cartas azuis Atitudes positivas do chefe
  • 10 cartas azuis Atitudes negativas do chefe
  • 10 cartas verdes Atitudes positivas dos colegas de trabalho
  • 10 cartas verdes Atitudes negativas dos colegas de trabalho
  • 10 cartas cinzas Atitudes positivas do respondente no trabalho
  • 10 cartas cinzas Atitudes negativas do respondente no trabalho
  •  
  • Para abordar a assertividade nas relações familiares:
  • 10 cartas vermelhas Atitudes positivas dos familiares
  • 10 cartas vermelhas Atitudes negativas dos familiares
  • 10 cartas roxas Atitudes positivas do respondente na família
  • 10 cartas roxas Atitudes negativas do respondente na família

Algumas pessoas possuem o dom natural de lidar com os outros de modo eficaz, o que leva ao estabelecimento de boas relações sem sacrifício pessoal. Outras, por não serem assertivas, apresentam dificuldades nesta área, tanto no contexto de trabalho como na esfera familiar.

 

Ser assertivo significa ser capaz de expressar desejos e ideias, defender os próprios direitos, expor sentimentos, aceitar elogios e críticas e dizer "não" a demandas inadequadas, tudo isso sem ofender o outro. A assertividade não é um atributo genético, e ela pode ou não ser aprendida.

 

Objetivo

Assim, o presente jogo objetiva desenvolver a assertividade efetiva nas relações interpessoais. De modo lúdico, o baralho leva o participante a refletir sobre a forma como se comporta em situações interpessoais estressantes e fornece estratégias para que ele consiga conduzir esses momentos de maneira mais positiva, assertiva e eficaz.

 

O jogo pode ser utilizado em grupo (por exemplo, no ambiente de trabalho) ou individualmente. O Baralho das atitudes é um instrumento de grande valia para seu trabalho.

 

Ser assertivo é sinônimo de ser positivo nas palavras e nas ações. A noção de assertividade inclui: saber expressar sentimentos e desejos, fazer valer os próprios direitos, sem invadir os direitos das outras pessoas e entender o equilíbrio que deve existir entre os próprios desejos e os dos outros.

 

Na prática, isso quer dizer que a pessoa assertiva deve ser capaz de: defender seus direitos, dizer "não" quando não concordar, não puder ou não quiser fazer algo, expressar sentimentos positivos e negativos, pedir esclarecimentos quando não entender algo; não justificar todas as suas decisões ou sentimentos, falar por meio de frases diretas, sem muitas reticências, olhar nos olhos do interlocutor enquanto estiver falando e aceitar a responsabilidade por suas ações.

 

População

O baralho é destinado a adultos que apresentem problemas de ansiedade e stress advindos de dificuldades, principalmente relacionadas à assertividade, nas relações interpessoais, sobretudo nos contextos de trabalho e familiar.

Marilda Lipp

Paulo Eduardo Benzoni

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