Deficiência Visual
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- Tema: Inclusão Social/Deficiências
- ISBN: 978-85-7585-256-9
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2009
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 270
Este livro destina-se às pessoas que se dedicam ao estudo e à reflexão sobre as questões da deficiência visual. Apesar dos grandes avanços tecnológicos, observam-se, ainda, que muitos conservam atitudes e mentalidades preconceituosas e assistencialistas.
A obra propõe uma atitude perante essas pessoas que se paute por modelos idealizados de “ser e estar”. É, portanto, recomendada tanto para profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e tecnologia, como para aqueles que desejam manter-se devidamente informados acerca do estado da arte dos atuais entendimentos sobre grandes temas humanos.
Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian
Prefácio (pág.09)
Apresentação (pág.13)
Parte INovas perspectivas para a inclusão (pág.17)
Comunicação e participação ativa: a inclusão de pessoas com deficiência visual (pág.19)
Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian
Preconceito e cultura (pág.39)
José Leon Crochík
Família e escola: uma parceria possível em prol da inclusão? (pág.57)
Miguel Claudio Moriel Chacon
O papel da educação especial em tempos de inclusão (pág.71)
Maria Júlia Canazza Dall’Acqua
Parte II Novas perspectivas para a intervenção com as pessoas com deficiência visual (pág.83)
1. Interdisciplinaridade: novos desafios (pág.83)
Abordagem interdisciplinar na reabilitação integral (pág.85)
André De Martini
As dificuldades na implantação da equipe interdisciplinar no atendimento às deficiências (pág.99)
Antonia Angela Gonçalves da Silva Hiluey
2. Novas possibilidades de intervenção com às pessoas com deficiência visual (pág.115)
O processo lúdico e a formação da identidade social e cultural (pág.117)
Vera Barros de Oliveira
Edda Bomtempo
Avaliação educacional para alunos com baixa visão e múltipla deficiência na educação infantil: uma proposta lúdica (pág.131)
Avaliação das funções simbólicas na educação infantil (pág.147)
Sheila Correia de Araújo
Parte III Novos conhecimentos sobre as inter-relações da pessoa com deficiência visual com o ambiente (pág.167)
Desbraillização: realidade e perspectivas (pág.169)
Regina Fátima Caldeira de Oliveira
O professor cego na escola regular (pág.179)
Solange Aparecida Emílio
Deficiência visual e mídia: cinema para cegos (pág.189)
Maria Eduarda Silva Leme
Compromisso da universidade na produção de conhecimento e tecnologia (pág.207)
Denise Consonni
Antonio Luís de Campos Mariani
LIDA – Livro Digital Acessível (pág.225)
Pedro Milliet
PARTE IV Considerações finais (pág.237)
O que se viu e o que precisa ser visto: perspectivas da produção intelectual do congresso (pág.239)
Elizabete Becker Maria
Cristina Godoy Cruz Felippe
Márcia Regina Kretzer
Um eixo e múltiplas visões (pág.255)
Antonia Angela Gonçalves da Silva Hiluey