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Estudos de Casos Clínicos em Neuropsicologia

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  • ISBN: 978-65-84793-30-9
  • Edição: 1º
  • Ano: 2023
  • Editora: Ampla
  • Paginas: 348
  • Peso: 450g

Esta obra é pioneira em apresentar uma coletânea de estudos de casos em neuropsicologia clínica, hospitalar e escolar. Foi idealizada durante os encontros do Grupo de Trabalho em Neuropsicologia na Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (ANPEPP). Compreende-se que estudar um caso desde as primeiras queixas, desde as primeiras demandas das nossas fontes encaminhadoras até a entrega de um laudo e a promoção de uma sessão de devolução é a alma, o principal pilar da neuropsicologia raiz, cientificamente alicerçada. A demanda do profissional de neuropsicologia no Brasil em ter referências sobre o raciocínio clínico e científico de casos em atendimento e estudo é urgente.

 

São 17 capítulos, com o primeiro sendo uma breve revisão do que é um estudo de caso e de como ele deve ser feito, além do seu papel para a neuropsicologia na história e na prática cotidiana. Os 16 capítulos seguintes tratam de estudos de casos muito bem conduzidos, que são verdadeiras ilustrações de como planejar uma avaliação e do raciocínio de hipóteses propriamente dito, abordando 14 processos de avaliação neuropsicológica de bebês à idosos, englobando quadros neurodesenvolvimentais (Transtorno do Espectro Autista nível 1 de suporte e de nível 2 a 3, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e dificuldades ou Transtornos Específicos de Aprendizagem), desenvolvimento típico, com transtornos psiquiátricos (Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno Bipolar, Transtorno Opositor-Desafiante) e quadros neurológicos (acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, epilepsia e tumor cerebral). Todos os casos são relatos baseados em casos de atendimento em diferentes contextos de avaliação.

 

A partir destes 15 estudos de diferentes histórias de vida e perfis cognitivos e socioemocionais, esperamos contribuir como organizadores e autores para sua formação de um raciocínio profundo das primeiras perguntas a serem respondidas, à seleção de técnicas de observação, de entrevistas, de testes padronizados, de escalas e inventários e de tarefas clínicas e ecológicas, à interpretação qualitativa e quantitativa entre procedimentos, baseadas em modelos teóricos. O raciocínio diagnóstico, prognóstico e de base para a intervenção é a essência da neuropsicologia clínica.

Nicolle Zimmermann

Rochele Paz Fonseca

Capítulos

01 - Estudo de caso em neuropsicologia: um bicho de sete cabeças?

02 - Traumatismo cranioencefálico no adulto jovem e suas implicações no comportamento e na cognição para o retorno às atividades

03 - Transtorno específico de aprendizagem da aritmética na adolescência

04 - De leve não tem nada! Um estudo de caso de Transtorno do Espectro Autista com sintomatologia branda e comorbidades

05 - Aplicações da avaliação neuropsicológica no diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline

06 - Déficit executivo como endofenótipo no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

07 - Avaliação neuropsicológica do desenvolvimento de um bebê típico

08 - Transtorno do Espectro Autista com sintomas moderados a graves na infância

09 - Acidente Vascular Cerebral no Adulto

10 - Lesões encefálicas na infância: estudo de caso de tumor maligno na fossa posterior

11 - Déficit de autoconsciência e negação da incapacidade no Transtorno Neurocognitivo Maior

12 - Adolescente em contexto de vulnerabilidade

13 - Avaliação neuropsicológica pré e pós-operatória longitudinal de uma criança com tumor neuro-epitelial disembrioplásico temporal à esquerda

14 - Como avaliar adolescentes e adultos com suspeita da dislexia? Fluxo metodológico e estudo de caso de um falso positivo de dislexia

15 - Um caso de diagnósticos diferenciais do transtorno do desenvolvimento intelectual e de transtornos psiquiátricos na infância

16 - Estudo de caso em Deficiência Intelectual

17 - Estudo de caso no Comprometimento Cognitivo Leve: uma avaliação longitudinal do continuum.

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