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Formas Compreensivas de Investigação Psicológica

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  • Tema: Psicodiagnóstico
  • ISBN: 978-85-7585-697-0
  • Edição: 1ª Edição
  • Ano: 2013
  • Tamanho: 14 x 21 cm
  • Páginas: 374

Esta obra constitui o resultado de um esforço de atualização, realizado por um grupo de pesquisadores, de duas técnicas de investigação psicológica amplamente conhecidas e divulgadas como recursos clínicos e não clínicos: o procedimento de desenhos-estórias (D-E) e o procedimento de desenhos de família com estórias (DF-E).

 

O leitor encontrará uma ampla exposição das técnicas, que inclui finalidades, fundamentações e pesquisas, assim como bases de interpretação e de análise clínica. Nessas técnicas, são relevantes as dinâmicas subjetivas, intersubjetivas e inter-relacionais, bem como a pluralidade e a diversidade de abordagens teóricas que se lhes aplicam. Particularmente, são descritas as abordagens psicanalíticas, comportamentais e junguianas, entre as inúmeras possibilidades existentes.

 

É um livro cujo conteúdo foi submetido à apreciação dos órgãos competentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP), não tendo sido considerado teste psicológico. Desse modo, fica mantido para o procedimento de desenhos-estórias e o procedimento de desenhos de família com estórias um lugar reconhecido na psicologia brasileira.

Walter Trinca

Prefácio (pág. 7)

Ryad Simon

 

PARTE I – Procedimento de Desenhos-Estórias (pág. 10)

1. Apresentação do Procedimento de Desenhos-Estórias (pág. 11)

Walter Trinca

 

2. Alguns fundamentos psicanalíticos da comunicação inconsciente e sua aplicabilidade ao Procedimento de Desenhos-Estórias (pág. 31)

Ana Clara Duarte Gavião

 

3. Procedimento de Desenhos-Estórias: pesquisas qualitativas (pág. 53)

Maria Izilda Soares Martão, Cristina M. F. Monzoni Prestes e Claudiny A. S. R. de Souza

 

4. Bases da interpretação psicanalítica do Procedimento de Desenhos-Estórias (pág. 97)

Walter Trinca

 

5. O Procedimento de Desenhos-Estórias no contexto clínico-compreensivo (pág. 127)

Maria Izilda Soares Martão

 

6. O Procedimento de Desenhos-Estórias na expressão e na compreensão de vivências emocionais (pág. 145)

Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo

 

7. O uso do Procedimento de Desenhos-Estórias na abordagem junguiana (pág. 169)

Irene Gaeta

 

8. O uso do Procedimento de Desenhos-Estórias por terapeutas comportamentais (pág. 189)

Viviane Manfre e Márcia H. S. Melo

 

PARTE II – Procedimento de Desenhos de Família com Estórias (pág. 210)

9. Apresentação do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias (pág. 211)

Walter Trinca

 

10. Procedimento de Desenhos de Família com Estórias: tendências atuais (pág. 227)

Celia Blini de Lima

 

11. Procedimento de Desenhos de Família com Estórias: pesquisas qualitativas (pág. )

Marcionila Rodrigues da Silva Brito

 

12. Um modelo de interpretação clínica do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias (pág. 277)

Elisa Marina Bourroul Villela

 

13. Contribuições do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias para a compreensão da tendência antissocial infantil (pág. 305)

Valéria Barbieri

 

PARTE III - Questões Finais (pág. 336)

14. Procedimento de Desenhos-Estórias: um brincar compartilhado (pág. )

Audrey Setton Lopes de Souza

 

15. Procedimento de Desenhos-Estórias: uma técnica lúdica (pág. 351)

Walter Trinca

 

Sobre os autores (pág. 371)

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