Histórias Terapêuticas
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Histórias Terapêuticas: identificando necessidades centrais e esquemas iniciais desadaptativos na infância
O presente material contém histórias terapêuticas com o objetivo de identificar necessidades centrais não atendidas, esquemas iniciais desadaptativos, estilos de enfrentamento e modos esquemáticos. São quatro histórias, que representam os domínios esquemáticos propostos por Young, cujo conteúdo ilustra situações do cotidiano na interação de crianças com os pais. O material também pode ser usado com adultos de forma retrospectiva, averiguando-se se no passado algum dos cuidadores agia de forma semelhante às mães ou aos pais das narrativas.
No modelo da Terapia de Esquema (TE) proposto por Jeffrey Young conta-se com quatro conceitos fundamentais que devem ser identificados no processo de avaliação: necessidades centrais não atendidas, esquemas iniciais desadaptativos (EIDs), estilos de enfrentamento e modos esquemáticos (Young, Klosko e Weishaar, 2008). De modo lúdico, espera-se identificar estas etapas através deste material.
Para isto, o instrumento é composto por quatro histórias, cada uma delas com situações do cotidiano na interação de crianças com os cuidadores. Para cada uma, há uma introdução que explica os conceitos subjacentes. São realizados questionamentos acerca de como a criança se sente, o que pensa, o que faz, o que gostaria que o adulto da narrativa fizesse e o significado atribuído ao evento.
O material também pode ser usado com adultos de forma retrospectiva, averiguando-se se no passado algum dos cuidadores agia de forma semelhante às mães ou aos pais das narrativas. Ao questionarmos sobre o que o personagem gostaria que os cuidadores tivessem feito, busca-se saber sobre as necessidades centrais não satisfeitas.
Público-alvo
Crianças a partir dos seis anos, adolescentes e adultos.
Objetivo
Identificar necessidades centrais não atendidas, esquemas iniciais desadaptativos, estilos de enfrentamento e modos esquemáticos de atuação.
Aplicação
Individual