icon-blog Blog icon-blog Distribuidores
icon-blog

Central de Atendimento

icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_54943ec5-f2f5-473c-8d4a-2237295e45d7
image_f9ece583-073a-4e85-a722-98a0221315d5
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Procomle Protocolo de Avaliação da Compreensão de Leitura

SKU 001133

0 avaliações de clientes

R$ 218,50 no Pix

ou em até 4x de R$ 57,50

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

Composição do Produto

  • 01   Manual
  • 01   Manual de aplicação com instruções e normas de referência
  • 01   Caderno de aplicação (reutilizável)
  • 01   CD para reprodução do caderno de aplicação, folhas de respostas e de correção
     

O PROCOMLE surgiu da busca do conhecimento dos procedimentos na compreensão da leitura e de uma forma de avaliar os escolares com o intuito de descobrir a razão de suas dificuldades.

 

É necessário identificar essas dificuldades na habilidade de leitura o mais precocemente possível, a fim de evitar que as mesmas causem impedimento para o desenvolvimento do escolar.  Para isso, é necessária uma avaliação específica das habilidades de compreensão de leitura, com o objetivo de detectar o escolar que está em defasagem em relação ao seu grupo-classe e de realizar uma análise detalhada de suas potencialidades e dificuldades, a fim de fornecer meios para que educadores e profissionais possam determinar estratégias específicas e mais eficazes para que o ensino e a aprendizagem da leitura possam favorecer o desenvolvimento acadêmico e social do escolar.

 

O PROCOMLE constitui-se, assim, em um protocolo para a avaliação formal das habilidades de compreensão de leitura, que pode ser utilizado por fonoaudiólogos e psicopedagogos, em contexto clínico, e na área da educação, por professores e coordenadores pedagógicos que trabalham com escolares que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura.

 

Ao identificar em que nível de processamento da compreensão encontram-se as dificuldades, podem ser elaboradas atividades específicas que priorizam o trabalho no ponto de maior dificuldade.

 

O protocolo é formado por quatro textos: dois narrativos e dois expositivos.

 

N1 (texto narrativo) e E1(texto expositivo) – para a primeira aplicação, a fim de verificar o desempenho em cada tipo de pergunta – pergunta literal e inferencial relacionadas à microestrutura e à macroestrutura do texto.

 

N2 e E2 – devem ser utilizados após procedimentos de intervenção a fim de comparar o desempenho pré e pós-intervenção.

 

Objetivo

O Protocolo de Avaliação da Compreensão de Leitura – PROCOMLE, tem por finalidade avaliar o desempenho em compreensão de leitura de escolares que leem com proficiência, a fim de verificar seu perfil e classificar seu desempenho.
 

População

Indicado para escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental cuja leitura é realizada com boa fluência e precisão.

 

Aplicação

Individual (contexto clínico) ou coletiva (contexto escolar).

 

Tempo

Em dois momentos, de cerca de 40 minutos cada, preferencialmente em dias diferentes.

Vera Lúcia Orlandi Cunha

 

Simone Aparecida Capellini

Opniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!