Psicologia da Linguagem: da Construção da Fala às Primeiras Narrativas
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- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 978-85-7585-358-0
- Edição: 1ª
- Ano: 2010
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 188
Como uma criança aprende a falar? A organizar a linguagem? A contar histórias? Como decifra o código linguístico e qual o papel que os outros exercem no processo dessa construção? Este livro é parte da coleção Psicologia da Linguagem e é produto do trabalho de pesquisa e de magistério de pesquisadores do desenvolvimento da linguagem no Brasil.
Os autores são integrantes do Grupo de Trabalho (GT) “Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp). O livro foca aspectos fundamentais e atuais do desenvolvimento da linguagem, como: a percepção da fala, o input, a morfossintaxe, as palavras, a pragmática e a narrativa. Os textos destinam-se a alunos de graduação em psicologia, linguística, educação e áreas afins.
Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
Zena Eisenberg
Apresentação (pág. 07)
Maria Alice de Mattos Pimenta Parente, Zena Eisenberg
1 - A percepção da fala (pág. 15)
Débora de Hollanda Souza
2 - Input e desenvolvimento da linguagem (pág. 35)
Luciana Fontes Pessôa, Maria Lucia Seidl-de-Moura
3 - Da aquisição das primeiras palavras aos significados literal e metafórico (pág. 57)
Lauren Tonietto, Maity Siqueira, Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
4 - A aquisição da morfossintaxe de verbos: uma visão da linguística cognitiva (pág. 83)
Cláudia Cardoso-Martins, André Luiz Souza
5 - Desenvolvimento lexical: aprendendo palavras abstratas (pág. 109)
Débora de Hollanda Souza, Zena Eisenberg
6 - Pragmática da linguagem e desenvolvimento sociocognitivo (pág. 131)
Sara Del Prete Panciera, Antonio Roazzi
7 - Gêneros narrativos e desenvolvimento (pág. 155)
Tania Mara Sperb