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Tarefas Terapêuticas para Clínica Cognitivo-Comportamental

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  • 192 páginas

Trabalhar com psicologia clínica significa escolher atuar em uma atividade que envolve constantemente avançar e retroceder, incluindo, com frequência, a necessidade de alterar planos e encontrar outras formas de abordar situações. Quando a escolha é realizar esse trabalho sob um enfoque cognitivo-comportamental, a terapeuta ganha um aliado na adoção de tarefas terapêuticas.

 

Tais tarefas são atividades de variados níveis de complexidade, que devem ser realizadas por clientes ao longo do tempo entre sessões, seja promovendo a sensibilização para uma temática, ampliando o repertório de comportamentos, organizando pensamentos e emoções ou cumprindo outra função relacionada à demanda do caso.

 

A definição das tarefas terapêuticas depende de diversos fatores, que incluem a idade do cliente, seu nível cognitivo, sua condição socioeconômica, a presença de suporte social, o repertório da terapeuta sobre tarefas, entre outros.

 

Ao longo do livro, foram agrupadas propostas de tarefas terapêuticas, organizadas por faixas de desenvolvimento (crianças e adolescentes e adultos) e por temáticas frequentes em atendimentos clínicos (autoconhecimento, psicoeducação, ansiedade, etc.), com a intenção de ajudar terapeutas a pensar possibilidades para diferentes perfis de clientes e objetivos.

 

No trabalho com crianças, os focos terapêuticos precisam ser seguidos, devendo-se explicar os motivos terapêuticos, desenvolver a responsabilidade, trabalhar o estado emocional e as habilidades das crianças. A linguagem e a forma de abordagem destes tópicos terapêuticos deve ser diferente em determinados períodos da vida.

 

Os clientes adolescentes e adultos têm uma variabilidade de perfis ampla. Muitas vezes, tarefas que tem ótima adesão e atuação com um cliente, não conseguem mobilizar outros. No caso do atendimento destes perfis, há vezes em que tarefas voltadas para a faixa etária infantil também podem ser adaptadas e utilizadas, tendo bons resultados.

Sabrina Martins Barroso

1. Tarefas para autoconhecimento, automonitoramento e organização de rotina.

2. Tarefas para psicoeducação.

3. Tarefas para reestruturação cognitiva e habilidades sociais.

4. Tarefas para ansiedade e relaxamento.

5. Tarefas para aumentar o bem-estar e a percepção de competência.

6. Tarefas com objetivos diversos.

7. Tarefas para adolescentes e adultos.

8. Tarefas para autoconhecimento, automonitoramento e organização de rotina.

9. Tarefas para psicoeducação sobre ansiedade, depressão, TOC e TDAH

10. Tarefas para reestruturação cognitiva e habilidades sociais.

11. Tarefas para a ansiedade e relaxamento.

12. Tarefas para aumentar o bem-estar e a percepção de competência.

13. Tarefas com objetivos diversos.

14. Apêndices.

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