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Tratado de Funçoes Executivas - Vol 2: Avaliação e intervenção

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  • ISBN: 978-65-84793-48-4
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2024
  • Editora: Ampla
  • Paginas: 184
  • Tamanho: 17 x 42 cm
  • Peso: 414g

A obra ‘Funções Executivas: modelos e aplicações’, publicada pela Coleção Neuropsicologia na prática clínica, em 2020, inaugurou nossa parceria na escrita. E nós gostamos tanto que resolvemos repetir! Três anos depois, surge o ‘Tratado de Funções Executivas’, obra inédita em 3 volumes, com grandes nomes da Neuropsicologia brasileira, com a proposta de ser a maior obra de referência sobre funções executivas em nosso país.

 

A ideia foi ambiciosa (talvez nos falte alguma habilidade de avaliação de nossas competências e de gestão de tempo): reunir, em 3 volumes, material que pudesse contribuir para o entendimento e avanço teórico no campo das funções executivas, respaldar a prática em avaliação e intervenção em diferentes campos de atuação e ao longo do ciclo vital e sintetizar conhecimento sobre alterações dessas habilidades numa perspectiva transdiagnóstica.

 

Dessa forma, nosso Tratado de FE ficou assim organizado:
• ‘Volume 1: Modelos teóricos, desenvolvimento e construtos associados

•‘Volume 2: Avaliação e Intervenção’ tem um objetivo maior de aplicação, com capítulos voltados para a prática da avaliação e intervenção em diferentes contextos e faixas etárias, com uso de diferentes ferramentas e em condições típicas e clínicas, incluindo ainda estratégias e técnicas específicas como jogos, práticas contemplativas, neuromodulação, além da integração e consideração das habilidades executivas em outras intervenções, como na psicoterapia (TCC).

• ‘Volume 3: O comportamento disexecutivo

 

Agradecemos aos colegas que colaboraram para que essa obra pudesse seguir seu curso de produção e ser entregue. Esperamos que ela possa ser referência para ajudar a esclarecer o, por vezes ainda nebuloso, conceito de funções executivas, com ciência de sua complexidade, pontos de convergência e divergência teóricas e desafios metodológicos para sua melhor operacionalização e mensuração. Assim, o desafio é grande e a questão sobre o que são funções executivas ou como melhor mensurá-las ou promovê-las não está solucionada. Ainda há muito a avançar neste campo de conhecimento. Até aqui, esperamos oferecer ao leitor uma súmula da melhor evidência disponível.

Natália Martins Dias

Leandro Fernandes Malloy-Diniz

Capítulos

01 -Avaliação das funções executivas

02 -Medidas indiretas (baseadas em escalas) de funções executivas

03 -Avaliação neuropsicológica das funções executivas em pré-escolares

04 -Avaliação neuropsicológica das funções executivas na infância e adolescência

05 -Princípios gerais de intervenção nas funções executivas

06 -A estimulação de funções executivas sob a perspectiva da neuropsicologia escolar: promoção cognitiva na interface com a educação

07 -O Programa de intervenção neuropsicológica para funções executivas no contexto clínico

08 -Práticas contemplativas e neuromodulação e suas aplicações sobre Funções Executivas

09 -Você quer jogar? Concepções para uso do jogo como ferramenta de promoção de funções executivas

10 -Funções executivas na psicoterapia de base cognitiva

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