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Prohfon - protocolo de avaliação das habilidades metafonológicas

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Composição do Produto

  • 01   Manual de Instrução para Aplicação e Análise dos Resultados
  • 01   Caderno de Aplicação - versão individual (reutilizável)
  • 01   Caderno de Aplicação - versão coletiva (reutilizável)
  • 01   Caderno de Resposta - versão coletiva (descartável*)

O PROHFON - Protocolo de Avaliação das Habilidades Metafonológicas, é indicado para escolares que apresentam conhecimento sobre os segmentos silábicos e fonêmicos do Português Brasileiro, a fim de obter informações acerca do desempenho em habilidades metafonológicas que poderão influenciar no desempenho de leitura.

 

O protocolo pode ser utilizado por fonoaudiólogos, fonoaudiólogos educacionais, pedagogos e psicopedagogos que atuam na avaliação e na intervenção com escolares com queixas de problemas de aprendizagem nos contextos clínico e educacional. 

 

Espera-se que o PROHFON contribua para a instrumentalização destes profissionais, favorecendo melhor raciocínio diagnóstico que auxilie o estabelecimento de condutas com escolares que apresentam dificuldades no uso das habilidades metafonológicas.

 

O tipo de dificuldades apresentadas pelos escolares identificadas pelo PROHFON podem ser desde dificuldades de reconhecimento de sílaba até dificuldades de identificação e manipulação de fonemas.

 

O instrumento avalia assim, as habilidades metafonológicas visando estabelecer um perfil dos escolares considerados com bom desempenho acadêmico nestas habilidades, classificando o seu desempenho em "sob atenção" (habilidades a serem trabalhadas) e "esperado" para a escolaridade.

 

O protocolo apresenta, ainda, a possibilidade de comparar o desempenho das habilidades metafonológicas destes escolares com bom desempenho acadêmico com escolares do mesmo ano escolar (análise de acordo com seu grupo-classe) ou com escolares que apresentam alterações de aprendizagem, com diagnósticos de Dislexia do Desenvolvimento e de Transtornos de Aprendizagem, quando o desempenho se encontra abaixo do esperado.

 

Seu protocolo é formado por 12 provas, divididas em provas silábicas, fonêmicas e suprassegmentais.

 

O manual apresenta estudos de casos onde são discutidos a aplicação do PROHFON em escolares com Dislexia do Desenvolvimento e Transtornos de Aprendizagem.

 

A folha de resposta e o caderno de resposta versão coletiva* podem ser obtidos no site da editora.

Giseli Donadon Germano

Simone Aparecida Capellini

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