Psicologia Hospitalar - Pesquisa e Formas de Atuação
R$ 74,00 no Pix
ou R$ 74,00 no PIX
Consulte frete e o prazo de entrega
132 páginas
Este livro reúne um conjunto de trabalhos de autores com conhecimento e estudos na área de Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saúde e suas formas de atuação.No início da história dos hospitais, o conhecimento que os profissionais tinham era mais sobre o doente do que sobre as doenças. Com uma progressiva obtenção de informações, os hospitais passaram a ser o lugar para onde se encaminhavam doentes, que, pela natureza ou gravidade das doenças, necessitavam de cuidados oferecidos por pessoal e equipamentos especializados.
O fato de ter de ser levado ao hospital e ser internado já implica numa ruptura do ritmo comum de vida, e o paciente que está hospitalizado fica sujeito ao domínio de uma estrutura hospitalar e ao poder de profissionais que agem, muitas vezes, ferindo a autonomia e a tomada de decisões do próprio paciente. O processo de internação pode ser sentido como uma agressão, pois a instituição reforça a condição de dependência do portador de uma doença, impondo-lhe as condições do hospital, além do que ele é separado de sua família, de seu trabalho e de seus referenciais identificatórios.
Os temas abordados no livro incluem desde o processo de saúde-doença, visto que as doenças não existem sem um corpo, portanto, sempre que se trata desse assunto, é preciso falar sobre adoecimento. Pode-se afirmar que no momento em que cada um puder se apropriar da parte que lhe cabe no que se refere à saúde do seu próprio organismo, certamente dar-se-á um passo significativo para a promoção da saúde e o resultado do trabalho dos profissionais de saúde será mais efetivo.
Outros temas abordados dizem respeito à hospitalização infantil, e às diferenças que existem entre um adulto hospitalizado, que entende a importância de se estar no hospital e como a criança vivencia esta situação, visto que nem sempre para ela ficam claros os motivos pelos quais ela deve estar ali.
Ainda neste âmbito, aborda-se também como se dá uma hospitalização que necessite de cirurgia, e os procedimentos que podem ser utilizados para uma possível e necessária preparação para procedimentos médicos invasivos, tais como uma cirurgia. Dentro da realidade hospitalar, considera-se importante também abordar comunicação de más notícias, os atendimentos que ocorrem em sala de emergência, bem como atendimentos específicos como nos casos de fissuras palatinas.Os autores e pesquisadores que integram este livro procuraram trazer formas de atuação e pesquisas nestes temas para gerar reflexões e subsídios para profissionais que atuam na área. Espera-se que o livro possa proporcionar ideias e sugestões para a prática dos psicólogos que atuam nesta área.