Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano
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- Tema: Avaliação Psicológica
- ISBN: 9786553740464
- Peso: 598 gramas
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Paginas: 396
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2023
O foco no desenvolvimento dos aspectos positivos tem sido discutido em diversas áreas de atuação. Com o avanço das pesquisas, a Psicologia Positiva tem ganhado força pois compreende as capacidades do indivíduo, acreditando no desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.
Discutir e compreender estes aspectos na atualidade pode ser ferramenta importante nas diversas fases do desenvolvimento humano, contribuindo, de forma interdisciplinar, para o alcance de um desenvolvimento pleno, ao longa da vida. Nesse sentido, diferentes populações são foco dos capítulos: crianças, praticantes de atividade física, jovens esportistas, adolescentes, adultos emergentes, adultos, trabalhadores, pessoas cegas e idosos.
Laís Santos-Vitti
Tatiana de Cassia Nakano
Janaina Chnaider
Isabel Cristina Camelo de Abreu
Prefácio (pág. 9)
Parte 1 – Infância (pág. 15)
1. Aplicações da Psicologia Positiva para avaliação e promoção do desenvolvimento infantil (pág. 17)
Caroline Tozzi Reppold
Ana Paula Porto Noronha
Luiza Santos D’Azevedo
João Lucas Dias-Viana
Gabriela Bertoletti Diaz Itimura
2. Resiliência e infância: uma perspectiva desenvolvimental (pág. 33)
Karina da Silva Oliveira
Felipe Bigoto da Costa
Fernanda Carvalho de Mesquita Vasconcellos
Rafaela da Luz Azevedo
3. Altas habilidades/superdotação na infância: algumas considerações (pág. 53)
Tatiana de Cassia Nakano
Júlia Reis Negreiros
Laura Gandia Romancini
Ana Luiza Pelaquim Silva
Giovanna Julia Fusaro
Isabella Wonsik Cano
4. Metas de realização (orientação para o ego/tarefa), autodeterminação e estado de flow aplicados às práticas corporais e à educação física: interfaces com a psicologia positiva (pág. 73)
Rubens Venditti Júnior
Rubens dos Santos Júnior
Magali Cristina Rodrigues Lameira
5. Competências socioemocionais em crianças: uma revisão de instrumentos de avaliação (pág. 97)
Karina da Silva Oliveira
Ana Carina Stelko
Ana Carolina Zuanazzi
Sheila Hamburg
José Maurício Haas Bueno
Regina Luísa de Freitas Marino
Ricardo Primi
Parte 2 – Adolescência (pág. 117)
6. O papel do otimismo na adolescência: avaliação e intervenção (pág. 119)
Marlos Andrade de Lima
Jéssica Vargas da Luz,
Cyntia Mendes de Oliveira
Tais Bopp da Silva
Cristian Zanon
7. Desenvolvimento positivo de jovens no esporte: avanços no contexto brasileiro (pág. 139)
Maynara Priscila Pereira da Silva
Amanda Rizzieri Romano
Daniele de Campos
Evandro Morais Peixoto
8. Psicologia Positiva, saúde mental e adolescência (pág. 159)
Laís Santos-Vitti
Brenda Fernanda P. Silva-Ferraz
9. Imaginação e sentimentos de estudantes que praticaram bullying na escola (pág. 179)
Victoria Maria Ribeiro Lembo
Manoel Antônio dos Santos
Marta Angélica Iossi Silva
Julliane Messias Cordeiro Sampaio
Wanderlei Abadio de Oliveira
Parte 3 – Vida adulta (pág. 197)
10. Sentido de vida durante a adultez emergente: conceituação, importância e evidências (pág. 199)
Letícia Lovato Dellazzana-Zanon
Luciana Dutra-Thomé
Laíssa Eschiletti Prati
Jéssica Particelli Gobbo
11. Trabalho, bem-estar e burnout: contribuições da Psicologia Positiva (pág. 221)
Ana Claudia Souza Vazquez
Claudio Simon Hutz
12. Criatividade como força de caráter preditiva de excelência na vida adulta (pág. 245)
Karina Naleivako Rocha
Solange Muglia Wechsler
13. Trabalho e carreira na perspectiva da Psicologia Positiva (pág. 265)
Leonardo de Oliveira Barros
Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
João Carlos Caselli Messias
Edson Roberto De Paula
14. Cegueira na adultez: possíveis contribuições da Psicologia da Saúde e da Psicologia Positiva para o bem-estar e a saúde psicológica da pessoa cega (pág. 279)
Susana de Oliveira Santana
André Faro
15. Compreensões atuais da criatividade no contexto organizacional (pág. 303)
Gabriela Fabbro Spadari
Parte 4 – Velhice (pág. 325)
16. Forças de caráter e envelhecimento saudável: relações e possibilidades (pág. 327)
Eduarda Rezende Freitas
Natália Nunes Scoralick Lempke
Bianca Cristine Gomide Costa
17. Intervenção cognitiva no manejo do envelhecimento saudável e com demência (pág. 347)
Camila Teresa Ponce Leon Mendonça Tagliaferro
Ana Flávia Ponce de Leon Damasceno
Filipe França Tagliaferro da Fonseca
18. Criatividade na velhice: por que medir e como avaliar? (pág. 363)
Janaina Chnaider
Isabel Cristina Camelo de Abreu