Raciocínio Clínico Em Terapia do Esquema: Desenvolvendo na Prática a Relação Terapêutica
R$ 106,40 no Pix
ou em até 2x de R$ 56,00
Consulte frete e o prazo de entrega
- 1 cartão grande Principais elementos norteadores da relação terapêutica que devem ser observados no raciocínio clínico.
- 1 cartão grande Explicando as necessidades emocionais dos pacientes na relação terapêutica e orientações de como fazer reparentalização limitada para cada domínio de necessidades emocionais.
- 5 cartões grandes 1 cartão para cada esquema, evidenciando o que cada um deles desperta dentro da relação terapêutica no terapeuta e orientações de como fazer a reparentalização limitada para cada esquema.
- 2 cartões grandes O que os modos esquemáticos de funcionamento despertam na relação terapêutica e orientações de como conduzir cada modo de funcionamento nas sessões.
- 1 cartão grande Como agir na relação terapêutica para fortalecer os esquemas iniciais adaptativos do paciente e usá-los como ferramentas nas mudanças necessárias.
- 2 cartões grandes Erros mais comuns na relação terapêutica e orientações para evitá-los.
- 1 cartão grande Autocuidado para os esquemas e necessidades do terapeuta.
- 11 cartões médios com sinais de alerta no raciocínio e prática clínica.
- Grupo Desafio
- 6 cartas com situações práticas do contexto clínico.
- 18 cartas com perfis de pacientes, cada um representando alguma ativação esquemática.
- 18 cartões médios com reparentalizações limitadas para as seis situações elencadas
Desenvolver um raciocínio clínico eficiente, que contemple uma compreensão clara e estruturada do funcionamento de cada paciente e que fundamente assertivamente as intervenções é o desejo de grande parte dos terapeutas, afinal, resultados relevantes dependem disso.
Na experiência profissional das autoras, utilizar a TE como base para construir um raciocínio clínico eficiente, foi um grande divisor de águas. Para elas, o sentimento de estar perdida ou confusa sobre os casos clínicos foi substituído por um passo a passo claro, em que é possível avaliar as necessidades do paciente e as causas de suas queixas. Além disso, a utilização da TE fornece uma estrutura de tratamento que permite constantemente avaliar o ponto de partida, o momento atual e objetivo que se quer alcançar.
Existem inúmeras técnicas e estratégias de intervenção disponíveis dentro da terapia do esquema, mas para aplicá-las de forma coerente e efetiva, é necessário um raciocínio clínico adequado. Assim, com o objetivo de guiar o terapeuta para o desenvolvimento dos aspectos centrais necessários no raciocínio clínico e considerando necessidades e repertórios específicos de cada paciente, surge este material.
Objetivo
De maneira lúdica e interativa, o jogo Raciocínio clínico em terapia do esquema, dispõe de cartões que orientam o terapeuta acerca da avaliação e intervenção considerando o domínio de necessidades emocionais, esquemas iniciais desadaptativos, esquemas iniciais adaptativos e modos de funcionamento, bem como, a forma com que estes são despertados na relação terapêutica e as posturas assertivas que devem ser adotadas pelo psicólogo(a).
Também foram elaboradas cartas que alertam sobre erros comuns e cuidados importantes para evitá-los. Além de contar com uma parte voltada para autoterapia dos clínicos. Por fim, o jogo testa os conhecimentos que foram adquiridos ao longo de seu uso por meio das cartas ‘Desafio’.