icon-blog Blog icon-blog Distribuidores
icon-blog

Central de Atendimento

icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_a3d11c37-9237-474b-8256-948111f84715
image_89913ec3-63f9-4566-844b-6b424ab9ef66
image_0a049c49-e7df-4d25-b82a-ace9179233e7
image_b6f76023-80d3-48ab-849b-ac03479ea3a5
icon-arrow-left
icon-arrow-right

TISD - Livro de Estímulos VOL.2

SKU 000329

0 avaliações de clientes

R$ 104,50 no Pix

ou em até 2x de R$ 55,00

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

  • 1 Livro de Estímulos VOL.2

Teste para Identificação de Sinais de Dislexia

Teste para Identificação de Sinais de Dislexia (TISD) é um instrumento de triagem composto por oito subtestes, a saber: (1) Leitura; (2) Escrita; (3) Atenção Visual; (4) Cálculo; (5) Habilidades Motoras; (6) Consciência Fonológica; (7) Nomeação Rápida; e (8) Memória de Curto Prazo, com o objetivo de identificar sinais de desempenho escolar e neurocognitivos de dislexia.

 

O TISD pode ser administrado com crianças e adolescentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e foi proposto no intuito de favorecer o encaminhamento para uma avaliação multi/interdisciplinar mais completa de crianças e adolescentes com risco para dislexia, não proporcionando por si só o diagnóstico desse transtorno.

 

Diferenciais

O TISD é o primeiro teste aprovado para avaliação da dislexia pelo Conselho Federal de Psicologia. Foram encontradas diversas evidências para sua validade, e suas normas foram obtidas a partir de uma amostra representativa do país. Seus subtestes avaliam habilidades consagradas na literatura como defasadas na dislexia, tanto em âmbitos nacionais como internacionais.

 

Contextos de utilização

O TISD é um instrumento de uso exclusivo dos profissionais de psicologia em contextos clínicos ou institucionais, de maneira individual. Seus resultados também podem contribuir, em uma atuação interdisciplinar, para a avaliação feita por profissionais da educação e da saúde (pediatras, neurologistas, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e neuropsicólogos, entre outros).

 

Aplicação

A aplicação é individual, no formato lápis e papel. Exige intervenção adicional do aplicador durante o processo pois exige inquérito, controle do tempo, manipulação de materiais e preenchimento de folha de resposta. O tempo médio de administração é de 25 minutos.

 

Avaliação

O processo de correção do TISD é realizado no formato lápis e papel. A classificação do desempenho é realizada pela conversão do escore bruto total em percentil. O TISD fornece as seguintes classificações: déficit grave; déficit moderado; déficit leve; alerta para déficit; dentro do esperado; acima do esperado; muito acima do esperado, bem como tabelas normativas por ano escolar, regiões do Brasil e População Geral. As classificações que envolvem “déficits” indicam que o avaliado deverá ser encaminhado para uma avaliação mais completa, de preferência multi/interdisciplinar, para investigação de uma possível dislexia.

Rauni Jandé Roama-Alves

Tatiana de Cássia Nakano

Ricardo Franco de Lima

Cíntia Alves Salgado-Azoni

Sylvia Maria Ciasca

Opiniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!